Crônicas Policiais

PF deflagra 3ª fase de operação contra contrabando internacional de agrotóxicos

Policiais estão realizando sequestro de bens e valores em duas cidades em MT e mais 4 em outros estados, que superam a quantia de R$ 14 milhões

1 minuto de leitura
PF deflagra 3ª fase de operação contra contrabando internacional de agrotóxicos
Foto encontrada no celular de um dos alvos da 2ª fase da operação (Foto: reprodução / PF)

A Polícia Federal deflagrou hoje (23), a terceira fase da Operação Terra Envenenada III, tendo como principal objetivo descapitalizar os principais articuladores de organização criminosa transnacional que atuava na prática da importação e comercialização ilegal de agrotóxicos provenientes do Paraguai e Uruguai.

Nesta etapa das investigações, a Justiça Federal de Cuiabá determinou o sequestro de 3 fazendas situadas em Novo Progresso (PA), de 6 imóveis urbanos situados em Sinop (500 km de Cuiabá), Sorriso (400 km de Cuiabá), Altamira (PA), Guaíra (PR) e Toledo (PR), assim como de 5 máquinas agrícolas, 4 caminhões e 4 camionetes.

Além do sequestro de bens e valores, que superam a quantia de R$ 14 milhões, houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Sorriso e Sinop, sendo que itens arrecadados serão totalmente contabilizados no prosseguimento das apurações.

Segundo a Polícia Federal, durante o cumprimento de um dos mandados de busca foi encontrada uma espingarda na casa do alvo, que, por isso, foi preso em flagrante.

Operação Terra Envenenada

Nas primeiras fases da Operação Terra Envenenada, a Polícia Federal identificou uma extensa e complexa rede criminosa transnacional, com comando central hierarquizado, que atuava de maneira estruturada visando à importação ilegal e posterior revenda de agrotóxicos oriundos do Uruguai e do Paraguai.

Tais investigações apontaram que a organização contava com engenhoso esquema de operações ilegais de câmbio para dissimular a origem dos lucros ilicitamente auferidos, reinserindo-os no sistema econômico nacional mediante a compra de imóveis, terrenos, fazendas, lanchas, veículos e gado.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes