Cidades

Paralisação do transporte coletivo triplica o preço de aplicativos

2 minutos de leitura
Paralisação do transporte coletivo triplica o preço de aplicativos
Luiz Alves/Secom Prefeitura

Sem ônibus na manhã desta segunda-feira (10), parte da população de Cuiabá, Várzea Grande e distritos da Guia e Livramento recorreu aos aplicativos de transporte privado, como Uber e 99. O resultado foi que a demanda subiu de tal maneira, que a chamada “taxa dinâmica” passou a ser aplicada e o preço das corridas ficou bem mais elevado do que o comum.

No início da manhã, para alguns trajetos o preço mínimo do deslocamento ultrapassou os R$ 100. Leitores do LIVRE compartilharam os prints das simulações de corridas que precisavam fazer.

Cerca de duas horas depois do início do horário de pico dos ônibus, a reportagem do LIVRE fez a simulação de algumas das corridas enviadas pelos leitores. E embora o período de caos já tivesse passado, os preços continuaram elevados.

Taxa dinâmica

Kleber Cardoso, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo de Mato Grosso, explicou que a taxa dinâmica é aplicada pelas empresas de transporte para atrair os motoristas para as áreas com maior demanda.

“Teve muita, muita, muita chamada hoje! Além do normal. Geralmente, nesse período da manhã, não dá esse tipo de preço que deu hoje. Acontece que com a falta do ônibus, a demanda triplicou”, ele disse.

Pegos de surpresa

YouTube video

De acordo com a assessoria da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), as três empresas que atuam no transporte coletivo de Cuiabá estão passando por dificuldades financeiras em função do “sobe e desce” da tarifa, que ocorreu nos últimos meses. Por conta disso, os salários dos motoristas não foram pagos na última sexta-feira (7), quinto dia útil do mês.

Sem o pagamento, os profissionais resolveram paralisar 100% da frota nesta manhã. Uma assembleia com a categoria está prevista para ocorrer às 11h.

A assessoria da AMTU esclareceu ainda que as empresas continuam tentando viabilizar o pagamento dos salários, um esforço que teria tido início ainda na semana passada.

LEIA TAMBÉM:

Passageiros fecham avenida no centro de Cuiabá pedindo por ônibus

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes