Mato Grosso

Pantanal tem aumento de temperatura e pode viver secas mais intensas, diz especialista

Cenário das queimadas de 2020 podem se repetir nos próximos anos, segundo estudo da UFRJ

2 minutos de leitura
Pantanal tem aumento de temperatura e pode viver secas mais intensas, diz especialista
(Foto: José Medeiros)

Desde 1980, o Pantanal ficou 2ºC mais quente e perdeu 25% da umidade relativa do ar, de acordo com modelos climáticos. E o cenário que já é ruim pode piorar. A tendência é que  aumento da temperatura chegue a 4,5ºC até 2100.

A previsão é apontada pela pesquisadora Renata Libonati dos Santos, professora do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Um monitoramento feito pela universidade apontou que, em 2020, o Pantanal viveu dias históricos. De acordo com os dados obtidos, 30% da região foi incendiada no ano passado. Cerca de 40% do território devastado não pegava fogo desde 2001.

LEIA TAMBÉM

Entre os motivos para a devastação, segundo a especialista, está outro recorde histórico que aconteceu do final de 2019 ao início de 2020: o intenso período de seca que atingiu a região.

A professora conta que foi “o maior período de seca dos últimos 60 anos que se tem registro”.  Alguns quesitos provocaram a catástrofe: os níveis dos rios abaixo da média e a falta de chuva prolongada; estresse da vegetação e do solo e a fatores externos, como a ação do homem.

Pode piorar?

Para este ano, a região ainda pode enfrentar períodos de estiagem, devido ao aumento de temperatura na região. De acordo com especialistas, a situação pode se intensificar no futuro e levar a períodos de queimadas parecidos com o que aconteceu em 2020.

“Modelos climáticos e projeções que meteorologistas fazem para os próximos 100 anos apontam que essa é uma tendência que pode chegar, num cenário mais pessimista, a um aumento de 3,5º C ou 4,5º C de temperatura e diminuição de chuva de 35% a 45%”, afirma Renata.

De acordo com a especialista, a solução para evitar esse cenário é “pensar que realmente existe aquecimento global e mudanças climáticas” , citando a necessidade de “nos organizar para procurar ações que possam mitigar os efeitos das alterações no clima”.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes