Negócios

Óleo diesel: transportadores dizem que aumento do percentual de biodiesel causará prejuízos

Atualmente, 10% do óleo diesel é composto por biodiesel e, a partir de 1º de abril, o percentual será de 15%

2 minutos de leitura
Óleo diesel: transportadores dizem que aumento do percentual de biodiesel causará prejuízos
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A partir do próximo mês, o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel passará de 10% para 15%. A alteração foi anunciada em novembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e, naquela ocasião, criou-se um período de transição para acréscimo, que acaba em 31 de março.

Enquanto os produtores de biodiesel esperam ansiosos pelo que será positivo para o setor, os transportadores se mostram insatisfeitos com a decisão. Eles alegam que a mudança irá aumentar o custo do serviço, principalmente para quem trabalha com transporte coletivo.

Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o aumento do percentual de biodiesel poderá ter um reflexo imediato no reajuste das tarifas de ônibus coletivo, já que o custo do biodiesel é maior. A entidade ainda alega que a mudança no combustível pode causar também uma perda do desempenho dos veículos do transporte de passageiros e de cargas, além de ter efeitos prejudiciais para o meio ambiente, ao contrário do senso comum.

“Nós apoiamos a descarbonização do setor e somos favoráveis à adoção de alternativas que reduzam as emissões, como os biocombustíveis. Mas, o tipo de biodiesel produzido hoje no Brasil, de base éster, gera muitos problemas quando misturado ao diesel regular em quantidades mais elevadas, como a formação de borra no motor, com alto teor poluidor, além de danificar os componentes mecânicos”, afirma o presidente executivo da NTU, Francisco Christovam.

Conforme informações da associação, o percentual de biodiesel em outros países é menor que os 15% que serão empregados no Brasil. Nos países europeus, por exemplo, o percentual de mistura autorizado é de 7%, enquanto no Japão, Estados Unidos e Argentina, o teor de biodiesel é de 5%; e no Canadá, varia de 1% a 5%.

Mudança que impacta no bolso

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o preço médio ponderado do litro de biodiesel B-100 (100% vegetal), praticado por produtores e importadores, estava em R$ 5,12 na primeira semana de março deste ano (dado mais recente disponível); já o litro do óleo diesel comum (S-10) custava R$ 4,07 no mesmo período.

Vale lembrar que o diesel é o segundo item mais relevante na composição do custo dos serviços de transporte público por ônibus urbano, respondendo atualmente por 33,7% do custo total, ficando atrás somente do custo de mão da obra, que é de 42,4% do total, em média.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes