O resultado do primeiro turno das eleições viera à tona ainda no dia 02 de outubro. A maior surpresa na eleição para presidência da república, para mim, foi a queda colossal de Ciro Gomes em relação às eleições de 2018. A surpresa se justifica pela crescente que o candidato vinha conquistando desde 1998 em relação ao total de votos de cada eleição presidencial que ele concorreu:

– 1998: 10,97%

– 2002: 11,97%

– 2018: 12,47%

Pelo desempenho que obteve nos debates da Band (28/08) e da Globo (29/09), esperava eu que Ciro Gomes tivesse um leve aumento de desempenho no primeiro turno deste ano. Todavia, o que ocorreu foi a sua pior votação presidencial de sua carreira. A queda de Ciro é assustadora: de 12,47% (2018) para 3,04% (2022). De 13.344.371 para 3.599.285, uma perda de quase 10 milhões de votos de uma eleição para outra. Isso justifica a sua fala logo depois da apuração de votos: “Eu nunca vi uma situação tão ameaçadora como esta e tão potencialmente ameaçadora como essa”.

A indignação de uma polarização em que ele não participa somado ao fato dele ter visto seus votos migrarem para aquele que, segundo o próprio Ciro, é corrupto e corruptor, o Lula, explica o porquê de o pedetista considerar o cenário do segundo turno como ameaçador.

Uma das razões do derretimento do Ciro foi claramente uma campanha maciça do petismo para o voto útil em Lula. Por medo de enfrentar Bolsonaro no segundo turno, os apoiadores de Lula se mobilizaram para convencer o eleitorado de esquerda a dedicarem seus votos no presidenciável petista já no primeiro turno. E, como vimos, a estratégia acabou por minguar Ciro Gomes.

Mesmo estando fora da polarização nacional de 2018, a região Nordeste naquele ano votou de modo considerável em Ciro Gomes. Foram 4.892.966 votos computados, que representaram 16,98% de todos os votos da região. Nesta eleição, a queda é abissal: 1.103.631 foram os votos que Ciro Gomes recebeu, o que representa um declínio de 77,44% no que concerne ao ano de 2018.

O mesmo ocorre nas demais regiões do Brasil: Norte (69,02%); Centro-Oeste (69,15%); Sudeste (71,12%); Sul (69,3%). Contudo, no Ceará os números são ainda piores: de 1.998.597 para 369.222, uma perda de 1.629.375 (81,53%). Nem a terra natal de Ciro abraçou a sua campanha. Pode ser que a facada que seus irmãos Cid e Ivo Gomes deram em suas costas tenha sido a razão de tal baixa no estado: ambos apoiaram o PT nestas eleições.

Apesar da rixa passada entre Ciro e o Partido dos Trabalhadores, o PDT junto de seu candidato à presidência já endossaram apoio ao Lula, o que é bem contraditório da parte de Ciro, pois há poucos dias em carreata no Ceará ele afirmou: “eu apoiar o PT só em outra encarnação”; e não para por aí, no dia 21 de setembro deste ano, em um evento do Estadão, o ex-candidato declarou que “há um fascismo de esquerda também no Brasil liderado pelo PT”. Sobre Lula, o Ciro comentou há um ano em entrevista ao UOL: “Lula apodrece onde bota a mão; além de ser corrupto, é grande corruptor”. Ou ainda em evento da União Nacional dos Estudantes que “o PT virou uma organização criminosa”.

Sendo assim, não há problema algum em afirmar que, quando Ciro Gomes declara apoio ao Lula, está ele também declarando apoio a uma organização criminosa, ao fascismo de esquerda e à corrupção. Concluo que a queda do pedetista é insólita, contudo, mais insólito ainda é o seu silêncio acerca disso e a sua decisão de apoiar Lula no segundo turno.

A análise positiva que faço é que os votos que sobraram ao Ciro dificilmente vão para Lula; aliás, muitos vão para Bolsonaro e outros serão anulados por seus eleitores, pois o derretimento do Ciro nos confirma que tudo o que ele tinha a oferecer ao Lula já foi entregue no primeiro turno. A sua atual declaração de apoio é como aquele assalto em que o bandido pede pra você passar o celular, mas, no desespero, entrega junto dele a carteira e o relógio. O Lula roubou seus eleitores e agora leva também a cara-de-pau de seu ex-aliado Ciro Gomes. Ao que parece, péssimos perdedores estão se juntando ao Lula.

Manoel Carlos, auditor estratégico político e pesquisador em Mato Grosso

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes