Negócios

Natal à base de ovos: alta no preço da carne muda perfil da ceia dos brasileiros

Ovo se tornou uma alternativa mais barata em relação à carne e deve aparecer em receitas natalinas

2 minutos de leitura
Natal à base de ovos: alta no preço da carne muda perfil da ceia dos brasileiros
Foto: Pixabay

A produção de ovos de galinha no país atingiu a marca de 964,89 milhões de dúzias no terceiro trimestre deste ano. Essa foi a maior produção trimestral do item desde o início da série histórica da pesquisa, em 1987.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção superou em 0,7% o recorde anterior, que havia sido registrado no segundo trimestre deste ano, e em 4,3% a produção do terceiro trimestre de 2018.

Com o aumento pela procura, depois de inúmeras altas no preço carne, o ovo se tornou uma alternativa mais barata, em relação à carne e pode aparecer em muitas ceias brasileiras neste Natal.

Segundo levantamento feito pelo Globo Rural, em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), teve granja aumentou a produção em 13% no decorrer deste ano. A venda para fora do Brasil também aumentou. Já em Campo Verde, o preço da caixa com 30 dúzias subiu de R$ 90 para mais de R$ 100 em uma granja.

Para a dona de casa, Ivanete Silva, para balancear o orçamento da ceia de Natal desse ano uma alternativa será acrescentar a farofa de ovo. “Assim a gente equilibra os custos, sem falar que é uma delícia, não é mesmo”, brincou.

Farofa de ovo é opção para incrementar as receitas natalianas – Foto: Panelaterapia

Outra opções para a ceia

No terceiro trimestre deste ano, também foram registradas altas nos abates de bovinos, suínos e de frangos. O abate de bois, vacas e novilhos cresceu 7% em relação ao trimestre anterior e 2,1% na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

O abate de suínos teve altas de 2,7% em relação ao trimestre anterior e 0,9% em relação ao terceiro trimestre de 2018. Já o abate de frangos cresceu 3,3% na comparação com o segundo trimestre deste ano e 3,1% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Outros produtos pesquisados pelo IBGE são o leite e o couro. O leite industrializado no país cresceu 7,4% em relação ao segundo trimestre e 0,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2018. O volume de couro curtido no país teve alta de 3,7% em relação ao trimestre anterior, mas caiu 7,8% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes