Colunas & Blogs

Não é abstinência

Para atingir o autocontrole, às vezes é preciso se abster de algumas coisas que nos trazem prazer

2 minutos de leitura
Não é abstinência
(Foto: reprodução)

Já falamos que o autocontrole é uma ferramenta extremamente importante para ter uma vida mais equilibrada, porém, não é algo fácil de conseguir.

Dissemos, também, que o ideal seria fugir da situação tentadora, já que temos facilidade em ceder rapidamente às tentações, uma vez que a nossa tendência é percorrer um caminho não tão saudável e não indicado para o ser humano.

O autocontrole não significa abstinência total da situação, mas, em alguns casos, é melhor abandonar aquele vício ou tentação a fim de ter uma vida melhor.

No caso de um indivíduo que é viciado em cigarro, o aconselhável é aplicar a abstinência total do vício. Não adianta dizer que reduzirá o consumo do tabaco, ou seja, consumi-lo apenas três vezes por semana, uma vez que estamos tratando de um vício que é uma tentação muito grande capaz de dominar a vida de muitas pessoas.

Em outro cenário, o indivíduo quer reduzir o consumo do chocolate. Veja que não estamos tratando de uma abstinência total, mas sim de um aperfeiçoamento do autocontrole. Sendo assim, esse indivíduo fará uma abstinência parcial, ou seja, ao invés de consumir chocolate todos os dias, a proposta é diminuir o consumo dele.

O autocontrole é a exposição a uma situação que não desejamos por completo, mas que temos que ter o autodomínio para obter resultados saudáveis.

A chave para obter o sucesso do autocontrole é a persistência e a manutenção do foco. Precisamos ter a capacidade de encontrar equilíbrio entre os nossos desejos, vontades e os impulsos emocionais.

Temos que aprender a impor limites sobre os nossos impulsos emocionais, a fim de desfrutar de uma vida melhor e mais feliz. A boa notícia é que você pode treinar a sua mente para desenvolver o autocontrole.

Você precisa ter muita força de vontade para atingir uma alta performance do autocontrole e, com o tempo, você conquistará um novo hábito saudável. Platão disse: “A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo”. Se conquiste, tenha autocontrole em sua vida!

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”“Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos”, “Educação Financeira” e “Recordar é Viver”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes