Onde ir

Multiculturas: artistas de 6 países dividem o palco neste domingo em Cuiabá

Atração é gratuita e uma oportunidade única para os amantes da música carimbarem seu passaporte musical

2 minutos de leitura
Multiculturas: artistas de 6 países dividem o palco neste domingo em Cuiabá
Yndira G Villarroel é violinista e idealizadora do projeto. Foto: Fred Gustavo

Artistas de diversos países vão dividir o palco durante a mostra cultural Multiculturas em Cuiabá. O evento terá três apresentações ao público em geral, sendo a primeira às 16h deste domingo (10) no espaço Feitiço da Lua – Casa de Gaia -, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Para os amantes da música, será uma excelente oportunidade de ter o passaporte cultural carimbado por artistas de Guiné-Bissau, Moçambique, Japão, Haiti e Venezuela.

E para quem pensa que esta viagem sonora seguirá apenas rumos internacionais está errado. Também passaram por destinos nacionais, com apresentações de canções tradicionais de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e do anfitrião da festa, Mato Grosso.

O projeto foi idealizado pela musicista venezuelana Yndira Gabriela Villarroel. Ela é residente no Brasil, faz parte da Orquestra Sesi e atualmente é mestranda na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Das relações que foram construídas nos ambientes frequentados por Yndira surgiu a ideia de aproximar a cultura artística de imigrantes e migrantes que moram em Cuiabá.

Assim, com o bom e velho “é tudo junto e misturado”, o grupo irá se apresentar de forma solo e também em parcerias, o que renderá momentos de uma combinação única. Será, certamente, um show marcado pelo intercâmbio artístico, conhecimento e valorização da diversidade cultural.

Este show é realizado com recursos provenientes do Edital de Seleção Viver Cultura, publicado pelo Governo do Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Secel).

Ficha técnica

Os artistas convidados são: Estela Ceregatti (Mato Grosso), Malaquias Augusto Lopes (Dr. Zagaya Malaquias Lopes – Guiné-Bissau), Alaécio Martins (Minas Gerais), Akane Izuka (Japão), Alex Teixeira (São Paulo), Frantzno Saint Victor (Metkoze – Haiti), Samuel Barros (Ceará), Herminio Nhantumbo (Moçambique), Sidnei Duarte (Mato Grosso), e Yndira G Villarroel (Venezuela). Além deles, somam-se à proposta, o pianista e arranjador, Jhon Stuart, e como palestrantes, Zizele Ferreira dos Santos e Rafael Lira.

Serviço

Domingo (10)

  • Espaço Feitiço da Lua – Casa da Gaia
  • Local: rua 37, nº 83, bairro Boa Esperança, Cuiabá
  • Hora:16h

 Domingo (17)

  • Associação dos Haitianos (ADHIMI-MT)
  • Local: rua Atlas, Nº 287, bairro Planalto, Cuiabá
  • Hora: 16h

 Terça-feira (31)

  • Coreto da Praça 8 de Abril
  • Local: Centro de Cuiabá
  • Hora: 19h

 **O projeto também contempla uma contrapartida social na Escola Estadual Diva Huguiney, no bairro Aroeira, em Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes