Cidades

Meio a meio: 51% dos testes para a covid-19 resultaram positivo em MT

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 47 mil testes já foram realizados por laboratórios públicos e privados em Mato Grosso

1 minuto de leitura
Meio a meio: 51% dos testes para a covid-19 resultaram positivo em MT
(Foto: Reprodução/Vinicius Magalhães/Agência Brasil)

Um pouco mais da metade das pessoas que fizeram teste para a covid-19 em Mato Grosso teve resultado positivo. De abril ao dia 9 de julho, o estado realizou 47.202 testes RT-PCR e, até a mesma data, a Secretaria de Estado (SES) havia confirmado 24.084 casos da doença. 

Esse número representa 51% de resultados positivos no universo dos testes realizados. Os dados foram liberados pelo Ministério da Saúde, a pedido do LIVRE.  

Eles são referentes aos testes processos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT) e pelos laboratórios particulares habilitados. 

Foi levado em conta somente o resultado dos testes RT-PCR com base na avaliação da própria SES de que esse modelo é o mais confiável para o diagnóstico de contágio. Os testes rápidos são indicados apenas para a triagem dos casos suspeitos. 

O Lacen, administrado pelo Estado, processou o maior volume de testes no período. Foram 33.029 testes com resultado positivo.  

Mato Grosso passou a ficar apto a realizar os testes em 19 de março. Se considerado intervalo dos 114 dias até 8 julho, última atualização dos testes pelos Ministério da Saúde, foram processadas, em média, 289 coletas diariamente. 

Já os laboratórios particulares processaram 14.173. Essas empresas começaram a realizar os exames RT-PCR, com chancela da SES, em datas diferentes. Hoje, cinco laboratórios estão habilitados. Além deles, universidades de Mato Grosso e outros Estados aparecem na lista do Lacen-MT.   

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes