Cidades

Mato Grosso tem mais de 600 mil endereços sem número, diz IBGE

Mais de um terço dos moradores não conseguem informar a localização de sua casa para atividades diárias

1 minuto de leitura
Mato Grosso tem mais de 600 mil endereços sem número, diz IBGE

Mato Grosso tem 673.022 endereços sem número. São ruas, vielas e outros tipos de via sem a identificação das unidades comerciais ou residenciais, conforme dados do censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). 

O número equivale a 36% de todos os endereços no estado. No Brasil, 22,4 milhões endereços sem número, equivalente a 22,8% dos endereços. O IBGE diz que a falta de identificação ocorre geralmente porque o endereço é novo ou por estar na informalidade, como os bairros formados de grilagem recente. 

A impossibilidade de repassar o endereço gera dificuldades na rotina dos moradores, como receber correspondência e encomenda, e preencher currículo para entrevista de emprego. 

“O endereço é também um indicador de cidadania. Isso significa que o cidadão que vive em um endereço sem número ou em uma rua ou avenida sem denominação está sofrendo algum tipo de déficit na sua cidadania”, pontua o relatório do IBGE. 

Conforme o instituto, as prefeituras são os responsáveis pela formalização e atualização dos dados residenciais. Os endereços sem número são falhas na prestação de serviço. 

O IBGE analisou dados coletados até 2022. Em Mato Grosso havia 1.863.832 endereços registrados e 1.975.314 espécies. Os endereços que não possuíam numeração eram 673.022. A maioria era de domicílios particulares (1.559.872).  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes