Brasil

Mato Grosso foi o estado que mais desmatou nos primeiros meses de 2023

Dados divulgados pela plataforma Terra Brasilis mostram que o desmatamento bateu recorde nos primeiros meses do governo Lula

1 minuto de leitura
Mato Grosso foi o estado que mais desmatou nos primeiros meses de 2023
Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

O estado do Mato Grosso lidera o ranking de desmatamento na Amazônia Legal em 2023. De acordo com dados da plataforma Terra Brasilis, que reúne informações de devastação detectadas por satélite, até o dia 17 de fevereiro, dos 375,33 km² de desmatamento registrados este ano, 198,85 km² foram registrados no Mato Grosso. o número representa mais da metade (52,98%) do total.

Em segundo lugar no ranking está o Pará, com 65,47 km² de desmatamento, o que equivale a 17,4% do total acumulado até o momento. Os dados foram atualizados na última sexta-feira (24) pela ferramenta desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo a plataforma Terra Brasilis, os alertas de desmatamento englobam a degradação de áreas como desmatamento com solo exposto, desmatamento com vegetação e mineração.

A Amazônia Legal vem registrando recordes de desmatamento nos últimos anos, o que preocupa especialistas e organizações ambientais, uma vez que a floresta é importante para o equilíbrio do clima e da biodiversidade do planeta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes