Principal

Marrafon é destaque na revista Economist como parte da “renovação” política

2 minutos de leitura
Marrafon é destaque na revista Economist como parte da “renovação” política

Ednilson Aguiar/Olivre

Leandro Machado,cause brasil

Marco Marrafon ao lado de Leandro Machado, que também milita no Agora!

O secretário da Educação de Mato Grosso, Marco Marrafon, foi destaque na última edição da consagrada revista britânica The Economist. Em reportagem sobre os grupos que pregam a renovação política no país, ele afirmou que o atual cenário inverte as prioridades da agenda pública, focando antes no pragmatismo eleitoral que na construção de uma pauta de propostas.

A matéria, intitulada “Como jovens brasileiros pretendem limpar a política” (How young Brazilians hope to clean up politics, na edição original) a revista destacou, entre outros grupos, o Agora!, ao qual o secretário é ligado. Além dele, o apresentador de televisão Luciano Huck também faz parte do grupo.

“Políticos aqui (no Brasil) primeiro pensam em se eleger e depois se preocupam com suas propostas… deveria ser o oposto”, destacou ele em entrevista à publicação.

Segundo a Economist, a política brasileira, até pouco tempo atrás, era desinteressante para os jovens. Uma das razões apontadas é o fato de a idade média dos políticos no país ser de 50 anos – nada menos que 19 acima da média geral da população.

Outro ponto ressaltado é o impacto das investigações da operação Lava Jato na imagem pública dos eleitos. “Depois de mais de três anos da Operação Lava Jato, 40% dos deputados federais estão sob investigação”, prosseguiu a revista.

Dificuldades

A revista também elencou algumas das dificuldades que grupos que pregam a renovação política no país enfrentam. Entre elas, está o fato de os partidos tradicionais serem mais fechados aos novos entrantes. “Em alguns estados, as vagas ficam nas mãos de famílias conhecidas”, ressaltou.

Outro ponto é que aqueles que pretendem inovar na política podem ter dificuldade em conseguir recursos para bancar as suas campanhas.

A reportagem original pode ser vista aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes