Cidades

“Maior vandalismo da história”: manifestações em estradas perdem o controle em MT

Polícia Rodoviária diz que atos não são mais praticados por caminhoneiros, mas por grupos inconformados com punições a suspeitos de financiar o caos

2 minutos de leitura
“Maior vandalismo da história”: manifestações em estradas perdem o controle em MT
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

“Fizeram o maior vandalismo da história de manifestos já visto em Rondonópolis”. Foi assim que um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resumiu a situação enfrentada na noite desta sexta-feira (18).

Fogo na pista, veículos sendo depredados, obstáculos com potencial de causar acidentes. Tudo na escuridão, o que tornou o tráfego ainda mais perigoso. E Rondonópolis não foi o único ponto do Estado. Houve ações parecidas em Matupá, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

A PRF ressalta: os atos não são mais praticados por caminhoneiros. Vários destes, aliás, tiveram os veículos danificados pelos “manifestantes”.

“Não são caminhoneiros. Eles querem trabalhar. São poucos grupos de inconformados”, disse um dos agentes com quem a reportagem do LIVRE conversou.

(Foto: Reprodução)

Segundo a polícia, o grupo luta “pelo que chamam de liberdade” e os atos nas estradas são em revolta após determinações de bloqueios das contas dos possíveis financiadores dos atos realizados logo após o resultado do segundo turno das eleições.

Em decisão assinada no último sábado (12), mas que veio a público na quinta-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio das contas de 43 empresas e pessoas físicas suspeitas de financiar os protestos pór-eleição.

Fogo e perigo nas pistas

Em Mato Grosso, as manifestações voltaram a ocorrer no dia seguinte, sexta-feira, e se intensificaram a noite. Em vários pontos, as pistas foram interditadas com morros de terra.

Também houve derramamento de pregos e óleo nas estradas. O material inflamável, foi incendiado em vários pontos do Estado.

“Quase batemos de frente com um morro de aterro, despejado numa curva. Ato criminoso mesmo”, disse à reportagem um cidadão que viajou de Cuiabá para Matupá esta noite.

YouTube video

Atualizações sobre o tráfego

A PRF e a Rota do Oeste, concessionária que atua em trechos da BR-163, passaram a noite limpando pontos da estrada.

À reportagem do LIVRE a assessoria da Rota do Oeste informou que, até às 7h50 deste sábado (19), ainda havia manifestantes nos seguintes pontos da BR-163:

  • Km 687 – Lucas do Rio Verde
    Bloqueio total, com manifestantes no impedindo o tráfego com veículos.
  • Km 752 – Sorriso
    Interdição parcial, com manifestantes sobre pista. A cada 30 minutos, eles interditam o trânsito usando pneus e liberam meia hora depois.
  • Km 755 – Sorriso
    Bloqueio de uma faixa no sentido sul, com nanifestantes incendiando pneus.

(Atualizada às 8h05)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes