Política

Lúdio representa o PT na disputa por Cuiabá, mas candidatura não está assegurada

Sem concorrência, deputado estadual foi escolhido por unanimidade e agora terá resolver conflito com PV

2 minutos de leitura
Lúdio representa o PT na disputa por Cuiabá, mas candidatura não está assegurada
(Foto: Reinaldo Fernandes / O Livre)

O PT (Partido dos Trabalhadores) escolheu o deputado estadual Lúdio Cabral a pré-candidato a prefeito em Cuiabá, em uma primeira etapa de articulação política que ainda precisa superar dificuldades.

Lúdio foi escolhido no sábado (2) em votação unânime dos filiados ao diretório de Cuiabá. Mas, o apoio maciço tem outro viés. A professora Rosa Neide, que tinha se colocado como pré-candidata, não entrou na disputa. Ela não registrou chapa.

No fim de semana, nem ela nem qualquer outro apoiador de sua pré-candidatura, inclusive o presidente estadual, deputado Valdir Barranco, compareceu à cerimônia partidária. A informação é que Rosa Neide optou pela desistência e pela ausência, o que deixou Lúdio sem concorrência.

“Eu vejo a escolha dela como equivocada, mas eu não vejo isso como um problema. O Lúdio conseguiu mais de 800 votos para ser o nosso pré-candidato, teve todos os votos dos delegados, e só pode dizer que a base o apoia”, disse o presidente municipal do PT, Bob Almeida.

A aprovação com sombra de rusga pode dificultar a negociação com os demais partidos da federação (PT, PCdoB e PV). Os três partidos precisam ter apenas um nome para concorrer em 2024.

Segundo Bob Almeida, não existe uma data até o momento para a definição do candidato do grupo, mas ele vê que, quanto antes a escolha for feita, melhor será para o posicionamento eleitoral. Março seria o limite propício.

Se o prazo for mantido, PT e PV (Partido Verde), do vice-prefeito Roberto Stopa, terão que resolver nos próximos quatro meses um atrito que dura desde a eleição de 2022.

Na divergência, além da concorrência pela candidatura de prefeito, há o fator Emanuel Pinheiro. Com a escolha oficial de Lúdio, a negociação deve se fechar às interferências de pessoas de fora da federação.

Contudo, Stopa tem vínculo com o prefeito, e ele já disse que a sua proposta deve ser de 50-50, com a exclusão dos erros de Emanuel Pinheiro e incorporando que considera bom.

“O Stopa diz que tem CPF própria e as pessoas gostam deles, mas não vejo essa negociação como a mais difícil. O que posso dizer hoje é que o PT escolheu o Lúdio e vamos apresenta-los na federação. E a federação não vai apoiar uma candidatura externa”, afirmou Bob.

Outra incerteza que ronda a candidatura do PT é a possibilidade de Lula decidir pela candidatura de outro partido. O acordo valeria para acomodar aliados políticos, já de olho nas eleições de 2026.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes