Principal

Justiça nega anulação de eleição e mantém Valtenir na presidência do PSB

2 minutos de leitura
Justiça nega anulação de eleição e mantém Valtenir na presidência do PSB

Ednilson Aguiar/O Livre

Deputado federal Valtenir Pereira

Deputado federal Valtenir Pereira segue como presidente do PSB em MT

O desembargador Eustáquio de Castro, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), negou a anulação de uma eleição do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada em setembro, e manteve o deputado federal Valtenir Pereira na presidência da sigla. A decisão é a mais recente em uma briga pelo comando que se arrasta desde junho deste ano.

Em 17 de setembro, um congresso estadual do partido foi realizado, com eleição de Valtenir para presidência em pleito com uma única chapa. Os deputados e demais integrantes descontentes com Valtenir, liderados pelo deputado federal Fabio Garcia e pelo ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, não participaram da eleição.

Na eleição, dos 92 delegados aptos a votar, 52 estiveram presentes e elegeram Valtenir ao comando do PSB em Mato Grosso.

Fabio Garcia era o presidente até junho, mas em uma comissão provisória, que foi deposta pelo diretório nacional. A não participação na eleição indica que o grupo liderado por ele já pode estar de malas prontas para uma mudança de partido.

Na ação, que pedia a restituição da comissão provisória e a presidência de Garcia, também constam o deputado estadual Oscar Bezerra, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e o secretário de Assistência Social, Max Russi.

Na decisão, o magistrado afirma que o Poder Judiciário deve agir com cautela ao julgar questões partidárias, tomando cuidado para não invadir a autonomia partidária e ferir o princípio constitucional da Reserva de Estatuto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes