Principal

Júnior Leite vai assumir secretaria dos 300 anos de Cuiabá

2 minutos de leitura
Júnior Leite vai assumir secretaria dos 300 anos de Cuiabá

Marcos Vergueiro/Secom-Cuiabá

Júnior Leite secretário 300 Anos Cuiabá

 

A nova Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 Anos (SEC 300 anos) será chefiada pelo atual secretário-adjunto de Cultura do município, Valdir Leite Cardoso, conhecido como Júnior Leite, segundo informam fontes ligadas à prefeitura. De acordo interlocutores do governo, a decisão já está tomada e será anunciada oficialmente na sexta-feira. A criação da pasta foi aprovada pela Câmara de Cuiabá no último dia 06 por 20 votos a 3, depois de gerar debates entre os vereadores, críticas nas redes sociais e apoio do empresariado. A capital comemora seu tricentenário em abril de 2019.

A proposta do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) é que a secretaria direcione recursos do município e de fontes como o governo do Estado e a União, além de empréstimos com instituições financeiras e parcerias com a iniciativa privada, para realizar as ações e obras que a prefeitura propõe para os 300 anos da capital, estimadas em R$ 162 milhões.

Assim, a secretaria deverá coordenar ações em parceria com pastas como Cultura, Mobilidade Urbana, Planejamento, Obras Públicas e outras. Júnior Leite deverá atuar acompanhando e delegando o que deve ser feito pelas outras secretarias visando as comemorações. O novo secretário também deverá coordenar as ações em parceria com instituições, públicas ou privadas, que se envolverem no projeto do tricentenário de Cuiabá.

Modelo inspirador

Conforme informações da prefeitura, a administração Emanuel Pinheiro se baseia no modelo da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae) do Espírito Santo, que existiu entre 2011 e 2016. Naquele Estado, a estrutura foi criada para prevenção e redução da criminalidade, que atingia níveis críticos à época.

A secretaria extraordinária é a 19ª da administração municipal e terá um orçamento mensal de R$ 113,1 mil destinados a custeio com salários e encargos. A estrutura deverá existir até o fim da gestão de Emanuel, em 31 de dezembro de 2020.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes