Cidades

Juíza manda Estado conseguir vaga na UTI para bebê com cardiopatia

2 minutos de leitura
Juíza manda Estado conseguir vaga na UTI para bebê com cardiopatia

O Estado de Mato Grosso tem o prazo de 24 horas para internar o recém-nascido João Gabriel Tauffer Silva em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para que ele passe por uma cirurgia cardiovascular de urgência. A decisão é da juíza Luciene Roos, que concedeu a liminar por volta das 8h da manhã deste domingo (6).

João Gabriel, que tem 25 dias de vida, está internado na pediatria do Hospital Regional de Água Boa (741 km de Cuiabá), com diagnóstico de cardiopatia grave. A família vem tentando conseguir a vaga na UTI desde a sexta-feira (4), sem sucesso. Diante disso, a defensora Gisele Chimatti Berna entrou com ação por volta das 21h de sábado (5), segundo informou a assessoria.

“Fizemos o atendimento da família na sexta-feira mesmo, quando tentamos de todas as formas a vaga administrativa, sem resultado positivo. Então decidimos entrar com uma ação ordinária, com obrigação de fazer. O caso é de extrema gravidade e não temos tempo”, disse a defensora. No pedido, ela diz que o bebê deve ser transferido em uma aeronave com condições de oferecer qualquer atendimento médico.

A mãe do bebê, a servidora pública Cândida Tauffer, 30 anos, mora em Canarana. Ela contou à Defensoria Pública do Estado que levou a criança à pediatra em Água Boa para um retorno de rotina, quando a médica notou o cansaço e o jeito ofegante de a criança respirar e encaminhou para internação.

“No dia seguinte, João Gabriel fez um ecocardiograma e foi diagnosticada a cardiopatia. Ele tem três problemas nas veias do coração e o sopro no coração. Ele está com oxigênio para ter conforto respiratório e agora estamos aguardando a cirurgia, que tem que ser feita com urgência”, disse Cândida.

O marido é funcionário em uma empresa de móveis e eles têm outro filho, de 13 anos. Ela disse que nenhum problema de saúde foi identificado na criança durante o pré-natal. Para entrar em contato com a família, o telefone é (66) 99911 0799.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes