Variedades

Jovens criam projeto de fotografias para atender crianças carentes em Sinop

3 minutos de leitura
Jovens criam projeto de fotografias para atender crianças carentes em Sinop

“Capturar além de sorrisos, a essência da alma”. Assim os idealizadores definiram o objetivo e foco do projeto Fotógrafos Solidários Sinop/MT (500 Km de Cuiabá). A ação é idealizada por três jovens acadêmicos de jornalismo: Geovanna Klaus, Leandro Cunha e Luan Cordeiro.

O projeto existe desde janeiro e visa atender crianças que sonham em participar de um ensaio fotográfico, mas não têm condições financeiras.

“Sempre pensamos em fazer algo que fossemos apaixonados e pudéssemos, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas. Daí nasceu a ideia de criar o Fotógrafos Solidários”, contou Geovanna.

Luan contou à reportagem do LIVRE como foram os primeiros passos, até os dias atuais. “Conversei com a Geovanna e decidimos começar. Em seguida, convidei o Leandro. Sabia da paixão dele por fotos e tinha certeza que ele se encaixaria perfeitamente no projeto. Hoje estamos dando um passo de cada vez, mas já é gratificante ver os resultados”.

O primeiro ensaio do projeto foi realizado no dia 10 de março, no bairro Vila América. Leandro contou com brilho nos olhos sobre a experiência. “É quase que indescritível a sensação. As crianças vinham, conversam, interagiam conosco. Você ver aquele brilho nos olhos deles é muito bom. Isso, com certeza, só nos dá um gás para seguir em frente”, afirmou.

Edilson, de 12 anos, foi um dos participantes do projeto. “Gosto muito de brincar com meus amigos aqui no bairro. Seria muito melhor se tivesse uma praça para nossa diversão, aí não precisaríamos ir para a rua. Eu fiquei muito feliz em ser fotografado, me ver ali na tela com meus amigos foi muito legal”, contou.

Leandro lembrou também que a receptividade do público com a criação e na primeira ação foi algo “extremamente motivador”. “Não esperava que receberíamos tanto apoio como recebemos. Pessoas que nem conhecíamos nos mandavam mensagem, compartilhavam as publicações da página, foi gratificante desde o início. Não encontramos dificuldades, só coisas boas”, ressaltou.

Atualmente o Fotógrafos Solidários busca atender os bairros carentes de Sinop, fotografando também em festas de aniversários infantis e eventos sociais. Tudo de maneira gratuita.

“Não buscamos fazer um ensaio super produzido. Nosso objetivo é fotografar os baixinhos brincando, jogando futebol na rua. Sem fazer com que elas percam a naturalidade a essência, capturar os momentos simples, que no final se tornam os mais lindos”, ressaltou Luan.

Pensando no futuro, Geovanna contou que a ideia do grupo é levar o projeto cada vez mais longe. “Nós três trabalhamos e estudamos, mas isso não é algo que nos atrapalha. Pretendemos levar a ação cada vez mais longe, atender mais crianças, ver mais crianças sorrindo. Isso compensa qualquer esforço”.

Quem quiser conhecer mais da ação pode acessar a página Fotógrafos Solidários Sinop/MT no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes