Cidades

Jogo do bicho é a maior loteria ilegal do mundo

Prática centenária continua atraindo diversos praticante nas principais cidades brasileiras

3 minutos de leitura
Jogo do bicho é a maior loteria ilegal do mundo
Foto: Divulgação

O jogo do bicho consiste em palpites nos animais que vão ser sorteados pela banca de apostas. É um dos jogos de azar mais praticados no Brasil. Trata-se de uma prática 100% enraizada na cultura da sociedade, fazendo parte do dia a dia dos brasileiros. Porém, há muitas décadas, ele é considerado ilegal.

Veja, no decorrer deste texto, como foi o surgimento do jogo do bicho, o seu crescimento até se tornar muito lucrativo. Além disto, fique por dentro de dados atualizados do IBGE sobre esta tradicional prática de aposta.

Como foi criado o jogo do bicho

O jogo do bicho surgiu em 1982. Na ocasião, o Barão de Drummond, era o dono do Zoológico do Rio de Janeiro, localizado em Vila Isabel, Zona Norte da Cidade. Como uma maneira de atrair mais movimento em seu empreendimento ele pensou na seguinte dinâmica: cada visitante ganhava, ao entrar, a imagem de um animal junto ao seu bilhete.

No fim do dia, um sorteio era feito. Vinte e cinco era as possibilidades de animais para serem sorteados. O vencedor do sorteio ganhava um prêmio que tinha o valor vinte vezes maior do que foi pago por ele no bilhete na hora e entrar no zoológico

Jogou do bicho entrou na ilegalidade

Muitos anos depois, o jogo do bicho e outras práticas consideradas jogos de azar foram colocadas pelo Governo Federal como ilegal. Isto aconteceu no dia 3 de outubro de 1941, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou a Lei de Contravenções Penais.

Mas, engana-se muito quem pensa que esta fez com que o jogo do bicho deixasse de ser praticado pelos brasileiros. Pelo contrário! Até hoje em dia é muito comum você encontrar uma banca de aposta nas praças e esquinas das principais cidades brasileiras.

Dá para afirmar que os anos de ouro do Jogo do bicho foi durante as décadas de 70 e 80. Nestas épocas, os bicheiros – homens que administravam e gerenciavam o jogo do bicho – ganharam uma notoriedade na sociedade.

Muitos deles, como Castor de Andrade, eram considerados verdadeiras celebridades. Porém, esta fama não veio só com patrocínios a clubes de futebol e escola de samba, mas muito por conta de crimes de corrupções, homicídios, entre outros.

Fonte: Folha Imagem

Curiosidades que reforçam a mística do jogo do bicho e outros detalhes

Uma reportagem feita pelo site da BBC, famosa emissora britânica, mostrou que muitas das vezes as escolhas dos apostadores do jogo do bicho são baseadas em sonhos. Por exemplo: se a pessoa sonhou com um cachorro, ela entende que no dia seguinte deve apostar neste animal. É como se o sonho trouxesse para ela uma indicação de aposta e de sorte.

Ainda de acordo com a matéria da BBC, alguns pontos ajudaram que o jogo do bicho se tornasse muito forte na sociedade brasileira ao fim do século 19. São eles:

● Sistema judicial fraco, que não tinha um forte esquema de repressão, apesar do jogo do bicho estar na ilegalidade.

● Crescimento populacional alto e sem emprego disponível para todas as pessoas.

● Grande fluxo de chegada de imigrantes no Brasil. Houve um aumento considerável da pobreza no país.

Para você ter uma ideia do poder que o jogo do bicho tem, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2014, mostrou que foram arrecadados $ 1,3 bilhão a R$ 2,8 bilhões. Para algumas pessoas, estes valores podem ser ainda bem maiores do que foi constatado no estudo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes