Principal

João Emanuel é expulso da Ordem dos Advogados do Brasil

2 minutos de leitura
João Emanuel é expulso da Ordem dos Advogados do Brasil

Ednilson Aguiar/O Livre

João Emanuel e Selma Arruda

O advogado e ex-vereador João Emanuel Moreira Lima foi expulso da seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). A expulsão se deu por falta de idoneidade moral para exercer a advocacia – o Conselho Pleno da OAB-MT votou em unanimidade por sua exclusão. Ele deixa de fazer parte dos quadros da OAB-MT e não pode mais atuar como advogado.

Outros três advogados também foram expulsos na mesma sessão, realizada na manhã desta sexta-feira (29). Ainda cabe recurso e por isso a OAB-MT não divulga o nome de nenhum dos advogados expulsos. A expulsão do ex-vereador, contudo, foi confirmada por fontes à reportagem.

João Emanuel está atualmente preso no Centro de Custódia da Capital (CCC). Ele amarga duas condenações no âmbito da Operação Aprendiz, por desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro em esquemas na Câmara de Vereadores de Cuiabá. O ex-vereador também é réu na Operação Castelo de Areia, que apura golpes em empréstimos fraudulentos por meio do Grupo Soy.

Os processos na OAB-MT tramitam no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) assegurando a ampla defesa e contraditório dos acusados, de acordo com a Ordem. Os advogados excluídos já cumpriram reiteradas suspensões e respondem por processos criminais e até apropriação indébita.

Os excluídos na decisão do conselho ainda podem recorrer ao Conselho Federal da OAB, no entanto, desde já, estão proibidos de praticar a advocacia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes