Política

Jayme Campos defende fim de reeleição para o Executivo e mandato 5 anos

Senador afirma que mudança passaria pela redução no número de partidos em atividade no Brasil

1 minuto de leitura
Jayme Campos defende fim de reeleição para o Executivo e mandato 5 anos
(Foto: Assessoria)

O senador Jayme Campos (União-MT) disse que apoia o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo. O fim do prolongamento de mandato é visto por ele como uma alternativa para equilibrar o “jogo desigual” na política.

Jayme disse que defenderá a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do senador Jorge Kajuru (PSD-GO), que muda o tempo de mandato, com a restrição de não se concorrer pela segunda vez seguida ao mesmo cargo.

Jayme Campos disse que, além de garantir o equilíbrio numa disputa, um mandato de 5 anos, como foi originalmente proposto na Constituição Federal de 1988, seja suficiente para o governante avançar com suas propostas.

Hoje a legislação brasileira prevê um processo eleitoral a cada dois anos e mandatos de quatro anos para todos os cargos, com exceção do de senador (8 anos).

“O ideal numa reforma política é a realização de eleições gerais, de vereador a presidente da República. Atualmente, o Brasil tem eleições a cada dois anos, o que coloca a classe política em permanente disputa eleitoral”, pontuou.

Segundo ele, outro critério para viabilizar essas mudanças seria reduzir a quantidade de partidos políticos no Brasil para no máximo 8. Haveria um corte de dois terços na quantidade atual, que Jayme disse ser “um exagero”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes