Cidades

Interventora diz que autonomia da Empresa Cuiabana precisa ser revista

Danielle Carmona diz que contratos de autarquia, envolvida em várias operações policiais, são mais caros

1 minuto de leitura
Interventora diz que autonomia da Empresa Cuiabana precisa ser revista
(Foto: Assessoria)

A interventora Danielle Carmona diz que é preciso ser repensado o uso da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) no SUS (Sistema Único de Saúde). O custo das contrações pela empresa pública para a Secretaria de Saúde seria mais caro e nos últimos anos ela esteve no foco de várias investigações policiais.

“Quando a gente analisa o custo de um hospital gerenciado pela Empresa Cuiabana e o custo de um hospital gerenciado pela Secretaria de Saúde, os valores são discrepantes”, afirmou.

A ECSP foi criada em 2013 para prestar serviços de alta complexidade pelo SUS de Cuiabá. Hoje, ela é responsável pelo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Hospital São Benedito.

Conforme a interventora, a Empresa Cuiabana tem autonomia administrativa para contratar serviços e funcionários, sem a obrigação de receber autorização prévia da Secretaria de Saúde. Esse modelo vigorou até o início da intervenção e deve ser retomado após o fim da medida.

“A administração da Empresa Cuiabana não conversava com a Secretaria de Saúde [antes da intervenção]. E a secretaria precisa ter autonomia sobre a Empresa para conduzir todos os trabalhos. É algo que a gente analisou, mas é preciso estudo de viabilidade”, comentou.

Desde o início do primeiro mandato do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, a Prefeitura de Cuiabá foi alvo de 18 operações criminais, a maioria por suspeita de corrupção na saúde, e a Empresa Cuiabana esteve envolvida em todas elas.

O diretor da empresa pública já foi preso como suspeito de desvio de dinheiro, e servidores de segundo e terceiro escalão são investigados por supostamente participar de esquema de sobrepreço de produtos e serviços.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes