Política

Inocentado, Neri Geller afirma que processo de cassação foi “imoral e ilegal”

O ex-deputado federal foi cassado e tornado inelegível por 8 anos em 2022 – ficando impedido de concorrer ao senado.

2 minutos de leitura
Inocentado, Neri Geller afirma que processo de cassação foi “imoral e ilegal”
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ex-deputado federal Neri Geller (PP) afirmou que o processo que o tornou inelegível em 2022 foi “imoral e ilegal”. Ele foi julgado e inocentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (14).

Geller, quando sofreu a condenação, estava no meio da sua campanha para o Senado Federal e foi impedido de concorrer com a decisão.

O processo em questão investigava o uso indevido da conta bancária do filho para os gastos da campanha eleitoral de 2018.

“Justiça foi feita. Não consigo mensurar o tamanho do estrago, a mim, a minha família, aos meus eleitores, a minha trajetória política. Algumas coisas na vida pública caminham entre a legalidade e moralidade e o julgamento do meu processo não foi nem uma coisa, nem outra”, argumentou o político.

Na campanha de 2022, com Neri fora do páreo, Wellington Fagundes (PL) se reelegeu com ampla margem, tendo 825.229 votos. Muito além do presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, que obteve 337.003 na disputa pelo Senado.

Wellington Fagundes (verde) e Neri Geller em campanha pelo senado em 2022. (Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

Nas redes sociais, Geller afirma ter sido derrotado de forma injusta, uma vez que seu nome sequer apareceu nas urnas. “Pago um preço muito alto por trabalhar do tanto que eu trabalho e graças à isso, levar um grande grupo de apoiadores comigo. À vocês, meus eleitores e companheiros: a certeza de que não perdi a eleição passada no voto, perdi na INJUSTIÇA!”.

A decisão também autoriza Neri a ocupar cargos públicos. Ele já atuou como ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no governo de Dilma Rouseff (PT) e desde janeiro o cargo de secretário nacional de Política Agrícola do Mapa está reservado para ele.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes