Cidades

Igreja São Benedito é interditada pela Defesa Civil de Cuiabá

Problemas estruturais, como piso e sustentação comprometidos por conta dos cupins e umidade, levaram à medida extrema

2 minutos de leitura
Igreja São Benedito é interditada pela Defesa Civil de Cuiabá
O Bendito Almoço ocorre na Igreja São Benedito, no domingo (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Um dos principais símbolos de Cuiabá, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, foi interditada pela Defesa Civil Municipal. A medida extrema foi motivada por problemas estruturais, como piso e estruturas de sustentação comprometidos por conta dos cupins e umidade. Além disso, a igreja não tem Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Em reportagem publicada no jornal A Gazeta, desta segunda-feira (24), o padre Pedro Canísio, responsável pela paróquia, pontua que os cupins tomaram conta da estrutura que, em grande parte, é de madeira.

O pároco estima que a reforma da igreja fique em torno de R$ 5 milhões.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

De acordo com o laudo emitido pela Defesa Civil, o local oferece riscos avaliados em médio e grave, por conta do solo que pode ceder, a sustentação comprometida com os pilares rachados. Enquanto a igreja estiver interditada, as missas serão realizadas no salão de festas anexo.

A Defesa Civil encaminhou uma cópia do laudo para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 19, contudo, o Instituto tinha realizado uma inspeção na igreja em 16 de maio. Ao final, notificou o responsável pela unidade para a realização das intervenções necessárias.

A Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel) acompanha a situação. Porém, informou que não pode colaborar com a restauração pois o imóvel é particular. Para fornecer aporte financeiro, seria necessário realizar um edital público.

Uma reunião entre Iphan, Secel e representantes da Igreja deve acontecer para definir as medidas que serão adotadas.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes