Nove campi do Instituto Federal de Mato Grosso figuram entre as dez unidades de ensino público do Estado com melhor desempenho no Enem 2018. O campus do IFMT Bela Vista e o Coronel Octayde, no centro da capital, estão em 1º e 2º lugar, respectivamente, seguidos dos campi de Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Alta Floresta.

De gestão estadual, a escola de Polícia Militar Tiradentes Cabo Israel de Almeida também se destacou, aparecendo em 9º lugar.

O ranking pode ser conferido em levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, que tabulou dados brutos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) – já que o governo federal não apresenta mais os resultados por escola oficialmente desde 2016.

O LIVRE checou as unidades de ensino público mais bem posicionadas, fossem elas da rede municipal, estadual ou federal. Desta forma, os IFMTs levaram a melhor.

Tomando como ponto de partida todas as escolas do Estado, incluindo as particulares, o mais bem posicionado entre as instituições públicas, o IFMT Campus Bela Vista, em Cuiabá, apresentou o melhor desempenho das escolas públicas do Estado nas provas objetiva e de redação, com médias 595.85 e 687.67, respectivamente. Neste cenário, ele surge no 22º lugar do ranking.

IFMTs se destacam

Dentre os critérios da tabulação, a reportagem da Folha considerou as notas das provas de escolas privadas e públicas de gestão estadual, municipal e federal. Aquelas com menos de dez alunos do 3º ano e/ou menos de 50% estudantes na prova ficaram de fora.

Assim, a Folha identificou mais de uma unidade de ensino federal no Enem 2018 entre as 10 melhores posições em 12 Estados do país: AL, AM, AP, ES, MA, MG, MT, PI, RN, RO, RS e RR.

O desempenho destas instituições reacende impasse gerado com o  anúncio do bloqueio de 30% no orçamento dos institutos e universidades federais pelo governo Bolsonaro. De acordo com a instituição, a medida resultaria num corte orçamentário no valor de R$ 31.838.793,00.

“Este novo cenário poderá inviabilizar as ações planejadas impactando diretamente no resultado esperado desta IFs junto à comunidade mato-grossense, impondo inclusive cortes radiciais em contratos visando a manutenção e qualidade de ensino ofertados pelos campi”, informou o IFMT em nota, em 3 de maio de 2019.

>>> Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018.

Confira os resultados na tabela abaixo:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes