IFMTs conquistam melhores posições no ranking do Enem 2018

O IFMT Campus Bela Vista conquistou o primeiro lugar dentre as instituições da rede pública de ensino em MT

Nove campi do Instituto Federal de Mato Grosso figuram entre as dez unidades de ensino público do Estado com melhor desempenho no Enem 2018. O campus do IFMT Bela Vista e o Coronel Octayde, no centro da capital, estão em 1º e 2º lugar, respectivamente, seguidos dos campi de Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Alta Floresta.

De gestão estadual, a escola de Polícia Militar Tiradentes Cabo Israel de Almeida também se destacou, aparecendo em 9º lugar.

O ranking pode ser conferido em levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, que tabulou dados brutos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) – já que o governo federal não apresenta mais os resultados por escola oficialmente desde 2016.

O LIVRE checou as unidades de ensino público mais bem posicionadas, fossem elas da rede municipal, estadual ou federal. Desta forma, os IFMTs levaram a melhor.

Tomando como ponto de partida todas as escolas do Estado, incluindo as particulares, o mais bem posicionado entre as instituições públicas, o IFMT Campus Bela Vista, em Cuiabá, apresentou o melhor desempenho das escolas públicas do Estado nas provas objetiva e de redação, com médias 595.85 e 687.67, respectivamente. Neste cenário, ele surge no 22º lugar do ranking.

IFMTs se destacam

Dentre os critérios da tabulação, a reportagem da Folha considerou as notas das provas de escolas privadas e públicas de gestão estadual, municipal e federal. Aquelas com menos de dez alunos do 3º ano e/ou menos de 50% estudantes na prova ficaram de fora.

Assim, a Folha identificou mais de uma unidade de ensino federal no Enem 2018 entre as 10 melhores posições em 12 Estados do país: AL, AM, AP, ES, MA, MG, MT, PI, RN, RO, RS e RR.

O desempenho destas instituições reacende impasse gerado com o  anúncio do bloqueio de 30% no orçamento dos institutos e universidades federais pelo governo Bolsonaro. De acordo com a instituição, a medida resultaria num corte orçamentário no valor de R$ 31.838.793,00.

“Este novo cenário poderá inviabilizar as ações planejadas impactando diretamente no resultado esperado desta IFs junto à comunidade mato-grossense, impondo inclusive cortes radiciais em contratos visando a manutenção e qualidade de ensino ofertados pelos campi”, informou o IFMT em nota, em 3 de maio de 2019.

>>> Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018.

Confira os resultados na tabela abaixo:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorColetivo de mulheres confecciona gorros para moradores de rua em SP
Próximo artigoMenino de 4 anos junta latinhas para fazer aniversário: “Minha festa é muito grande”