Cidades

Idosa recupera lucidez após um ano e dois meses em estado vegetativo

Paciente estava internada no Hospital Municipal de Cuiabá desde setembro de 2021 e, agora, se prepara para voltar para casa

1 minuto de leitura
Idosa recupera lucidez após um ano e dois meses em estado vegetativo

Uma idosa de 85 anos recuperou a consciência após passar um ano e dois meses em estado vegetativo no Hospital Municipal de Cuiabá, o Pronto-socorro. A paciente Luiza Gonzaga de Souza está internada desde 6 de setembro de 2021, quando deu entrada com entrada com quadro neurológico rebaixado, hemorragia digestiva, com histórico de AVC recente e infecção.

O médico e diretor técnico do HMC, Vinicius Gatto, explica que dona Luiza teve várias intercorrências e precisou ficar hospitalizada na UTI. Depois de apresentar melhora, ela foi transferida para a enfermaria e segue acompanhada pela equipe médica e multidisciplinar, superando todas as expectativas e com avanços surpreendentes.

Agora, o desafio da equipe médica é realizar o processo de desospitalização para que a paciente possa voltar em segurança para casa. A médica Mikaelle Barreto relata que a idosa não precisa mais de oxigênio, está acordada e lúcida, apesar de sofrer da doença Alzheimer.

Como permaneceu em estado vegetativo por muito tempo, A médica explica que chegou a ser solicitado o home care, mas com a surpreendente melhora não será mais necessário.

Dona Luiza será incluída no Programa Melhor em Casa, executado pelo município de Cuiabá, que leva os cuidados especializados de atenção domiciliar.

Familiares

O filho da paciente, Eginaldo Gonzaga, diz estar emocionado e agradecido pelo atendimento recebido na unidade de saúde.

“Sinto alegria no coração, minha esperança é levar minha mãe o mais breve para casa. Agradeço a Deus e também o hospital, que nos acolheu, principalmente, os profissionais maravilhosos que cuidaram da minha mãe”, disse emocionado o filho da paciente, Eginaldo Gonzaga.

(Com informações da Assessoria)

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes