Carreira

IBGE: taxa de informalidade no mercado de trabalho sobe para 40%

Das 86,7 milhões de pessoas ocupadas no Brasil, 34,7 milhões eram trabalhadores sem carteira assinada no trimestre finalizado em maio

1 minuto de leitura
IBGE: taxa de informalidade no mercado de trabalho sobe para 40%
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A taxa de informalidade no mercado de trabalho do país subiu para 40% da população ocupada no trimestre finalizado em maio de 2020. O dado, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, foi divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso significa dizer que, das 86,7 milhões de pessoas ocupadas no Brasil, 34,7 milhões eram trabalhadores sem carteira assinada, pessoas que trabalham por conta própria sem CNPJ e aqueles que trabalham auxiliando a família.

A taxa de informalidade ainda é superior aos 39,6% do trimestre imediatamente anterior, encerrado em fevereiro deste ano, e aos 37,6% do trimestre findo em maio de 2020.

O aumento da informalidade influencia outro número: o de trabalhadores formais.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 29,8 milhões de pessoas. Uma queda de 4,2%, ou menos 1,3 milhão de pessoas, frente ao mesmo período de 2020.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes