Brasil

Humorista Bismarck, do Canal Hipócritas, é preso no Paraguai

O humorista foi preso após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

2 minutos de leitura
Humorista Bismarck, do Canal Hipócritas, é preso no Paraguai
(Foto: reprodução)

O humorista brasileiro Bismark Fugazza, integrante do Canal Hipócritas, foi preso hoje (17), pela polícia paraguaia, em Assunção. Ele estava no país vizinho desde o final do ano passado, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado sua prisão no Brasil.

De acordo com informações da Revista Oeste, Bismark será entregue às autoridades brasileiras na fronteira entre os dois países ainda hoje. O humorista teria solicitado asilo político no Paraguai, mas sua situação ainda não foi regularizada, segundo Augusto Pacheco, do Canal Hipócritas.

Em dezembro de 2022, Bismark Fugazza, juntamente com os humoristas Paulo Victor Souza e o jornalista Oswaldo Eustáquio, denunciaram o ministro Alexandre de Moraes à Corte Interamericana de Direitos Humanos acusando-o de violação dos direitos de liberdade de expressão no Brasil.

Na ação, eles também acusaram Moraes de decretar prisões temporárias ilegais e aplicar multas desproporcionais sem o devido processo legal.

Os denunciantes alegaram que Moraes teria agido para favorecer a si próprio, e que sua esposa é sócia do ex-deputado Gabriel Chalita, que teria relações estreitas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Eles afirmaram também que o ministro estaria agindo ilegalmente, fora de suas atribuições e limites, e não pode perseguir o cidadão comum por sua opinião, nem possui competência legal para fazê-lo.

Ainda de acordo com os denunciantes, Moraes teria pedido a prisão de Oswaldo Eustáquio e determinado diversas restrições nas redes sociais de Bismark Fugazza e Paulo Victor Souza sem qualquer delito cometido por nenhum deles. Eles alegaram que o ministro teria violado o devido processo legal e cometido abusos judiciais.

Até o momento, não há informações sobre as acusações que motivaram a prisão de Bismark Fugazza no Paraguai e sua posterior entrega às autoridades brasileiras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
31
Indignado
Indiferente
1
Indiferente
Feliz
3
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
2
Triste
Inspirado
3
Inspirado

Principais Manchetes