Cidades

Grupo conservador quer que prefeitura mude no nome da escola “Paulo Freire”

Um abaixo-assinado está sendo realizado na cidade e já conta com mais de 2,1 mil assinaturas

4 minutos de leitura
Grupo conservador quer que prefeitura mude no nome da escola “Paulo Freire”
(Foto: Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

Uma escola municipal em Lucas do Rio Verde (331 km de Cuiabá) tem sido alvo de uma disputa: um grupo de moradores do município quer a alteração do nome da unidade, mas a Prefeitura afirma que não haverá alteração.

O estabelecimento em questão é o Centro de Educação Infantil Paulo Freire. A proposta é de substituição de nome pelo de alguma personalidade local.

Glauber Ferreira dos Santos Olive, de 33 anos, é empresário e estudante de Ciências Políticas e conta que levou a proposta da mudança ao Movimento Conservador da cidade, o qual também integra.

“Em seu livro ‘Pedagogia do Oprimido’, Paulo Freire diz que Che Guevara é um exemplo de amor e que a família é opressora. Isso são barbaridades”, argumenta. “Uma pessoa assim não merece ser homenageada”, avalia o rapaz.

O Movimento Conservador procurou amparo jurídico e tem realizado um abaixo-assinado que precisa de 2,5 mil assinaturas para fazer o pedido de remoção do nome.

Nesse processo, os organizadores contam com o apoio de muitos estabelecimentos que têm exposto o documento para os clientes conhecerem e aderirem à campanha, se quiserem.

“Estamos nos mobilizando, já entramos em contato com alguns vereadores que demonstraram apoio a nossa proposta. Temos que homenagear uma personalidade local”, defende Glauber.

A mobilização

Deoclides de Oliveira é proprietário de um restaurante na cidade que é um dos locais onde o abaixo-assinado está disponível para a assinatura. O empresário sinaliza também que é a favor da remoção.

“Eu priorizaria quem lutou por aqui e fez história no nosso município”, diz.

Quem compartilha da mesma opinião é o empresário Paulo Sergio Black Junior, de 33 anos. O rapaz viu a mobilização quando foi ao restaurante e procurou saber mais sobre Paulo Freire e decidiu aderir a campanha, deixando sua assinatura.

“Eu não conhecia a fundo Paulo Freire, mas assim que vi o banner, fui pesquisar e decidi aderir ao movimento”, afirma.

Arco-íris na fachada

(Foto: Redes sociais)

O grupo também tem questionado a pintura de arco-íris na fachada da Escola Municipal Vinícius de Moraes. Também de ensino fundamental, a unidade está passando por uma reforma e, uma denúncia feita ao Movimento Conservador, mencionou que se trataria de referência do Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual e Mais (LGBTQIA+).

O grupo conservador questionou a Secretaria Municipal de Educação (SME) que afirmou que a pintura é referência ao “fenômeno físico e químico” natural que ocorre entre a chuva e o sol.

“Primamos nas nossas unidades escolares por ambientes em que todos os seus espaços sejam propícios ao aprendizado, além de harmônicos”, disse a Secretaria em nota. “Destaco que a escolha por parte da Secretaria Municipal de Educação pelas cores do arco-íris, como mencionado, foi unicamente de cunho pedagógico, não relacionado a fins políticos e/ou ideológicos”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Manutenção do nome

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informou que o nome do CEI Paulo Freire é uma homenagem a um dos pensadores mais notáveis na história e que será mantido.

Com relação a fachada da Vinicius de Moraes, o Município encaminhou a mesma nota enviada ao Movimento Conservador.

Confira a íntegra dos posicionamentos:

A escolha pelo nome da escola Paulo Freire foi como homenagem por ele ser considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e também ser considerado o Patrono da Educação Brasileira. A escola foi criada pelo Decreto nº 4.330/2019.

A posição da gestão municipal em relação ao pedido de troca do nome da escola:

Por uma questão de respeito às pessoas que nos antecederam e pela identidade que a unidade escolar já estabeleceu na comunidade local, o nome da escola será mantido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes