Cidades

Governo vai reformular a Lei do Transporte Zero para restringir medidas a 14 espécies ameaçadas

No novo, se for acatado pelo STF, liberará mais de 100 espécies para a circulação e o comércio, atendendo pescadores profissionais

1 minuto de leitura
Governo vai reformular a Lei do Transporte Zero para restringir medidas a 14 espécies ameaçadas
(Foto: Secom MT)

O governador Mauro Mendes vai propor uma reformulação da Lei do Transporte Zero para restringir as regras a 14 espécies mais ameaçadas. Segundo ele, a mudança atenderia pescadores e manteria sob proteção as espécies com mais risco de extinção nos próximos anos. 

“Se acatada, vamos conseguir repovoar os peixes no estado, que estão acabando, e manter a pesca para mais de 100 espécies. É uma ideia que alia a preservação ambiental com a manutenção da atividade pesqueira”, disse. 

A Lei do Transporte Zero, aprovada no ano passado, proíbe a circulação e o comércio de qualquer quantidade para qualquer tipo de peixe pelo tempo de 5 anos. O governador está hoje (25) em Brasília para uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF). 

A lei é questionada por partidos e entidades trabalhistas que alegam o fim da atividade pesqueira profissional como efeito imediato da medida. Mauro disse que as conversas tidas até o momento com o ministro André Mendonça, relator do processo, apontaram para um ponto não ponderado na formulação da lei. 

“Ouvindo a AGU (Advocacia Geral da União), eles alertam para detalhes para não havíamos pensado sobre a extinção da atividade de pescador. Agora, vamos propor uma reformulação para proibir o transporte e o comércio para mais de 10 espécies, e liberar para as demais”, afirmou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes