Principal

Governador pede e será investigado pelo STJ no caso dos grampos

3 minutos de leitura
Governador pede e será investigado pelo STJ no caso dos grampos

Ednilson Aguiar/O Livre

Governador Pedro Taques

O governador Pedro Taques (PSDB) se tornou alvo de um inquérito aberto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que visa a apurar sua participação ou não no suposto esquema de grampos telefônicos ilegais em Mato Grosso. De acordo com uma postagem do tucano no Facebook, o pedido de investigação partiu dele próprio.

Taques disponibilizou na rede social cópia da petição enviada à Corte Superior na última segunda-feira (25/9) e sustentou que sua solicitação foi acatada nesta quarta-feira (28/9). No pedido, o governador argumenta possuir foro privilegiado, mas requer que mesmo os suspeitos de envolvimento no esquema que não possuem tal prerrogativa também sejam investigados pelo STJ.

Hoje, as investigações como um todo quanto ao caso são conduzidas pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Corte que, de acordo com a defesa de Taques, estaria “usurpando” uma competência do Superior Tribunal de Justiça.

Na petição, os advogados do governador argumentam que todo o trabalho realizado pelo TJMT até o momento, portanto, pode vir a ser anulado por, supostamente, ter sido conduzido por instância judicial incompetente. 

Sindicância
Na petição, Taques lembra que uma sindicância – fase preliminar a abertura de inquérito – já tramitava no STJ quando seis inquéritos relacionados aos grampos foram abertos no TJMT.

Na Corte Superior, a denúncia que deu origem à apuração foi a protocolada pelo promotor de Justiça Mauro Zaque junto à Procuradoria Geral da República (PGR).

Já o TJMT agiu com base em uma queixa-crime da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT) que, por sua vez, também se embasou no relato de Zaque.

Mauro Zaque foi secretário de Segurança Pública no início do governo Taques e afirma ter informado ao tucano ter tomado conhecimento do suposto esquema de grampos ilegais, pelo menos, duas vezes.

Taques sustenta ter recebido apenas uma comunicação vinda do promotor e, diante dela, ter adotado as medidas cabíveis. Zaque, no entanto, acusou o governador de omissão perante o caso e, posteriormente, em depoimento prestado no Ministério Público Estadual, de possível participação no esquema de grampos.

“Tenho plena convicção de que nada devo a respeito desse caso. Quero que a investigação formal seja feita para acabar de vez com essa história, que infelizmente vem sendo utilizada de forma ‘politiqueira’ e vil, tentando me imputar de forma mentirosa essa acusação”, escreveu o governador Pedro Taques em seu Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes