Principal

Ginco nega riscos ambientais em condomínio em Chapada

5 minutos de leitura
Ginco nega riscos ambientais em condomínio em Chapada

Reprodução/Google Earth

Ginco

À esquerda, projeção do condomínio, segundo a Ginco. Risco ambiental, segundo o MP

A construtora Ginco negou que haja irregularidades ambientais no projeto do condomínio Florais Chapada, em Chapada dos Guimarães.

Nesta semana, a Promotoria de Justiça do município encaminhou uma notificação recomendando que a empresa desista de implantar o empreendimento na área atual, que abriga as nascentes do rio Coxipó.

Na nota, a construtora diz que o projeto está “de acordo com a legislação urbanística e ambiental” e atende “todos os requisitos da Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município”.

“Para o desenvolvimento deste projeto, a equipe técnica da GINCO se reuniu várias vezes com os profissionais dos Órgãos Ambientais e da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, para entendimento e continuidade dos procedimentos a serem observados durante o processo de aprovação”, diz a nota.

Segundo a empresa, o condomínio recebeu pareceres favoráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Coordenadoria de Unidade de Conservação (CUCO/SEMA)

“Além disso, foi realizada audiência pública em Maio/2017 que contou com a presença de membros da sociedade local, do Ministério Público Estadual, do ICMBio, do Poder Público Municipal, dentre outros”, prossegue a nota.

Reprodução/O Livre

Ginco

Projeção do condomínio, segundo a Ginco: empresa diz que projeto cumpre todas as normas

Riscos
Na notificação à construtora, o promotor Leandro Volochko chegou a pedir a suspensão de “toda e qualquer forma de publicidade de venda de lotes”.

“Nenhum empreendimento imobiliário pode ser instalado em área incompatível ou não favorável ao uso do solo ou sem as devidas licenças e estudos de impacto ambiental pertinentes”, afirma.

A recomendação tem como fundamento o resultado de uma perícia técnica realizada a pedido da promotoria. O trabalho diz que área escolhida para o condomínio é “ambientalmente sensível” e de “grande importância biológica”.

“A área (…) guarda as nascentes do rio Coxipó, que, cerca de oito quilômetros à jusante dá origem à Cachoeira Véu de Noiva, atributo natural mais importante do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães”, diz trecho do parecer técnico.

Confira nota da Ginco, na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
GINCO INCORPORAÇÕES LTDA

Em relação à recomendação do Ministério Público Estadual sobre o empreendimento “FLORAIS CHAPADA”, a GINCO vem a público esclarecer:

1) A GINCO vem trabalhando há mais de 2 anos com os estudos para a implantação do empreendimento “FLORAIS CHAPADA”.

2) Para o desenvolvimento deste projeto, a equipe técnica da GINCO se reuniu várias vezes com os profissionais dos Órgãos Ambientais e da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, para entendimento e continuidade dos procedimentos a serem observados durante o processo de aprovação.

3) Atualmente, o projeto urbanístico do Empreendimento está devidamente aprovado perante ao Município de Chapada dos Guimarães, conforme processo de aprovação nº 0204/2017, bem como registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente sob nº R.3 da Matrícula 20.480 do 1º Serviço Notarial e Registral de Chapada dos Guimarães.

4) Nesse sentido, o Empreendimento está de acordo com a legislação urbanística e ambiental, bem como é regular a comercialização de suas unidades, uma vez que atendeu todos os requisitos da Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município de Chapada dos Guimarães (Lei n°42/ 2010) e da Leis Federais (Lei 4.591/64 e Lei 13.465/2017) que dispõem sobre incorporação imobiliária.

5) Ressalta-se que durante o processo de licenciamento ambiental foram consultados diversos órgãos e instituições, dentre eles: ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), CUCO/SEMA (Coordenadoria de Unidade de Conservação/SEMA), os quais emitiram pareceres favoráveis à implantação do empreendimento FLORAIS CHAPADA.

6) Além disso, foi realizada audiência pública em Maio/2017 que contou com a presença de membros da sociedade local, do Ministério Público Estadual, do ICMBio, do Poder Público Municipal, dentre outros.

7) Dessa forma, a GINCO vem tratando a implementação do empreendimento FLORAIS CHAPADA de forma transparente e respeitando todos os aspectos legais.

8) A GINCO, que atua há mais de 15 anos no mercado, tem segurança e convicção de que tem agido rigorosamente de acordo com todas as exigências ambientais e urbanísticas, como sempre fez em todos os seus empreendimentos.

9) Por fim, em respeito às autoridades e seus clientes, a GINCO reafirma a regularidade do empreendimento FLORAIS CHAPADA e coloca à disposição da sociedade toda a documentação e estudos realizados.

Quaisquer esclarecimentos, estamos à disposição.

Cordialmente,

GINCO INCORPORAÇÕES LTDA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes