Cidades

Gilberto rebate vereadora que criticou a Saúde de MT: “precisa se informar”

Construção de hospitais e realização de concurso público foram apontados como melhorias pelo secretário.

2 minutos de leitura
Gilberto rebate vereadora que criticou a Saúde de MT: “precisa se informar”
(Foto: Reprodução/Christiano Antonucci/Secom-MT)

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que as equipes da Secretaria estão finalizando os trâmites para a seleção da banca que organizará o concurso público da Saúde e lamentou as críticas feitas por uma vereadora de Cuiabá, que não tem conhecimento das ações do governo.

“Não tem Estado do Brasil que constrói seis novos hospitais como Mato Grosso. Em 2024, vamos inaugurar um hospital que ficou abandonado por 34 anos, justamente na capital. Entendo que o papel da oposição é fazer críticas, mas também é necessário reconhecer os grandes feitos da atual gestão. A crítica pela crítica perde a sua razão e a vereadora precisa se informar melhor sobre tudo que está sendo feito em Mato Grosso e na capital”, afirmou Gilberto.

O secretário afirmou que a necessidade de concurso foi identificada no início da gestão Mauro Mendes, em 2019, porém as dívidas deixadas por gestões anteriores precisavam ser sanadas. “Em 2020, também houve a pandemia da Covid-19, que limitou o avanço de muitos projetos. Além disso, existia a lei federal que proibia aumento da folha de pagamento, cuja vigência terminou em 2022”, explicou.

“A nossa expectativa é de que, muito em breve, já tenhamos o lançamento do edital e a previsão de realização da prova. Foram mais de 20 anos sem concurso pela SES e este Governo, que trabalha intensamente para modernizar todos os equipamentos de saúde, inclusive as sedes administrativas, também vai garantir o ingresso de novos servidores de carreira”, completou o gestor, acrescentando que o concurso terá oferta de 400 vagas para formação de cadastro reserva.

Ele ainda fez questão de destacar que a atual gestão conseguiu regularizar os repasses aos municípios, sanar grande parte das dívidas e lançar a construção de seis novos hospitais para Mato Grosso: o Hospital Central e Júlio Muller, em Cuiabá, e os Hospitais Regionais de Alta Floresta, Tangará da Serra, Juína e do Araguaia, em Confresa.

“Conseguimos vencer muitos obstáculos na área da Saúde. Em um futuro próximo, teremos todas as nossas unidades modernizadas, contaremos com novos hospitais que nascem maiores do que qualquer outro que já exista em nossa rede e somaremos esforços a novos servidores para a melhor composição da área administrativa”, concluiu o secretário.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes