Foco

Por Francisney Liberato

Manter o foco é dizer não para as coisas que não lhe são favoráveis, rumo à obtenção dos bons resultados.

Muito tem se falado sobre foco. Uma palavra de pequena extensão, mas capaz de lhe garantir o sucesso. Se quisermos ser alguém resolutivo, devemos ter foco. Mas o que é foco?

Foco, portanto, é a habilidade de dizer “sim” para os seus objetivos e sonhos, e todas as questão atreladas a eles, e, ao mesmo tempo, dizer “não” para as demais demandas e atividades que surgirem em sua vida atrapalhando a meta de alcançar seu objetivo. O grande inventor Steve Jobs reafirma essa ideia: “Foco é dizer não”.

Na área de estudos, o foco é indispensável se você quiser obter os melhores resultados nas provas. Estudar nem sempre é fácil, pois existem inúmeras distrações nesta vida. Mas o resultado virá com a máxima determinação e foco.

Você deve focar nos seus estudos, independente do cenário em que tens vivido, se está legal ou não, pois, a partir do momento que você conseguir focar, em meio às situações negativas da vida, já é o começo da colheita de bons resultados.

Quando estiver estudando com foco, você deve manter a atenção no seu desempenho, esquecendo-se do seu amigo que está bem melhor do que você no momento. Por que devemos fazer isso? Para não perder a motivação. Ao olhar para o outro, é provável que haverá comparações que, por consequência, gerarão desestímulo para continuar estudando. Você pode, no máximo, observar e criar um parâmetro geral dos demais estudantes, mas jamais para se comparar, até porque cada ser humano tem uma realidade.

Mantenha o foco no seu desempenho. Monitore os seus estudos diariamente, e veja desde quando começou a estudar, o percurso já percorrido. Faça essa avaliação, pois é a melhor forma de se manter focado.

No dia da prova, mantenha-se tranquilo e focado no seu planejamento e na sua execução, uma vez que você já fez o melhor nos estudos, e, neste instante, basta colocar em ação o conhecimento adquirido. Evite dar atenção ao ambiente do local da prova, como barulho, temperatura do ar-condicionado, cadeiras barulhentas, ou com o fiscal da prova. Foque na prova, pois é o que importa.

Para que você possa obter sucesso nas provas, é indispensável ter foco nos estudos, foco no percurso e foco na execução das provas. O escritor Max Lucado nos ensina uma forma de ter foco em plenitude: “Quando sua perspectiva está em Deus, seu foco está naquele que vence qualquer tempestade que a vida pode trazer”. Tenha foco com ajuda de Deus, pois Ele tudo pode fazer por você.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSinop Energia destinou mais de 30 toneladas de resíduos para reciclagem em 2021
Próximo artigo5 motivos para apostar na Betmaster