Fim do prazo para justificar

Eleitor que não compareceu às urnas deste ano tem que justificar a ausência

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O eleitor que não compareceu às urnas no 2º turno das eleições gerais deste ano tem até esta quinta-feira (27) para justificar a ausência. A pessoa precisa apresentar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido e enviado por meio do Sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Ao acessar a ferramenta, o eleitor deve informar seus dados pessoais (que precisam ser idênticos ao constante no cadastro eleitoral). É necessário ainda declarar o motivo da ausência às urnas, bem como anexar a documentação que comprove os fatos alegados. O Justifica gera um código de protocolo para que o eleitor possa acompanhar o trâmite do RJE.

Em Cuiabá é possível apresentar a justificativa também nas unidades do Ganha Tempo, da praça Ipiranga e do CPA I, das 8h às 18h. Nos demais municípios do Estado, por conta do recesso forense, o atendimento ao eleitor está suspenso e, nesse caso, o Requerimento de Justificativa Eleitoral deve ser preenchido e enviado pela Internet.

O prazo para justificar a ausência do 1º turno se encerrou no dia 05 de dezembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS