Variedades

Filha de Olga, Anita Prestes realiza conferência e lançamento de livro em Cuiabá

2 minutos de leitura
Filha de Olga, Anita Prestes realiza conferência e lançamento de livro em Cuiabá

A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Luis Carlos Prestes e Olga Benário, estará em Cuiabá no dia 30 de maio para lançar a obra Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo. O lançamento acontece no Centrou Cultural da UFMT às 19h, durante a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).

No livro, Anita Prestes relata o que Olga Benário viveu de 1936 até sua morte, em 1942, tendo como suporte as informações dos arquivos da Gestapo, polícia secreta do terceiro Reich alemã. A obra traz um relato sobre a deportação para a Alemanha e a vida na prisão e nos campos de concentração nazistas.

Anita nasceu na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstrasse, na Alemanha, durante o período ditatorial de Hitler, sendo afastada de sua mãe com 14 meses de idade. No início da década de 1970, Anita exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1972, foi indiciada em virtude da militância política, julgada em 1973 e condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército. É graduada e mestre em química e doutora em história Universidade Federal Fluminense.

A JURA

A Jornada é um evento que tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que circundam essa questão nas áreas de humanas, saúde, agrárias, educação entre outras. A JURA teve início em 2014 com a participação de 40 Universidades e Institutos Federais. Atualmente, é realizada por mais de 50 universidades no Brasil.

Será o primeiro ano que a UFMT participará da JURA com uma programação multidisciplinar abordando temas que dizem respeito a terra, vida, saúde, educação, criminalização dos movimentos sociais e retrocessos na democracia e nas políticas sociais. Além da Conferência e o lançamento da obra de Anita Prestes, o evento reúne mesas redondas, oficinas, Feira, exposição e rodas de conversas. Além de Anita, realizam palestras, João Paulo Rodrigues do MST-SP e Gersem Baniwa, indígena do Povo Baniwa e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes