A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta semana a proposta do deputado Gilmar Fabris de conceder título de “Cidadão Mato-Grossense” ao ex-vereador de Jaciara Francisco Pereira Martins, acusado de cometer um homicídio.

Francisco, que foi eleito vereador em 2000 e 2004, foi acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de ter matado Valdevino Luiz Pereira em fevereiro de 1983, na região do Distrito de Fátima de São Lourenço. Valdevino foi morto com seis tiros de revólver calibre 38, à queima-roupa, pelo acusado José Resende da Silva. Francisco, na época soldado da Polícia Militar, teria ajudado a segurar a vítima e deixado de prender o suspeito.

O ex-vereador chegou a ser condenado pelo crime, mas foi absolvido depois de pedir a revisão criminal do julgamento.

Na justificativa de Fabris para conceder o título, Francisco é classificado como um ex-policial militar que tem muita admiração “pela cultura do trabalho da ordem e da solidariedade, que são a marca do povo mato-grossense”. O futuro homenageado atuou na Polícia Militar por 28 anos até entrar na reserva remunerada.

Em 2000, Francisco foi eleito vereador de Jaciara pelo PSDB, com 274 votos. Martins é cearense e veio para Mato Grosso para acompanhar o tio, Antônio Bastos Pereira, eleito primeiro prefeito de Jaciara, em 1963.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes