Colunas & Blogs

Falar em público é uma tortura?

Para muitas pessoas, o medo é recorrente quando o assunto é apresentar algo ao público

2 minutos de leitura
Falar em público é uma tortura?

Por que falar em público é tão apavorante para a maioria das pessoas? Mãos trêmulas, respiração ofegante, voz embargada, boca seca. Este são sintomas de nervosismo, ansiedade e medo, que costumam aparecer quando a insegurança se manifesta.

Para muitas pessoas, o medo é recorrente quando o assunto é apresentar algo ao público.

E este sintoma social foi tema de uma pesquisa recente feita pelo Sunday Times, um jornal britânico. Entre as 3 mil pessoas avaliadas, foi identificado que em 42% delas, o medo de falar em público supera o da morte.

Segundo a pesquisa até para quem fala em público com certa frequência, controlar a ansiedade e lidar com o nervosismo é importantíssimo para garantir a performance seja a esperada.

Quem consegue controlar a mente e se manter calmo e tranquilo certamente conseguirá transmitir melhor o conteúdo, e criar conexões e obter uma comunicação mais efetiva.

Mas, afinal, como manter a calma antes e durante uma apresentação? É possível treinar a nossa mente para equilibrar as nossas emoções neste momento?

Existem diversas técnicas e dinâmicas que podem ajudar, desde o mais tímido ao mais falante a se sentir mais seguro ao se comunicar, a ter segurança durante uma apresentação.

Para se sair bem há dicas valiosas. Para controlar a ansiedade durante uma apresentação prepare-se adequadamente, mais preparado menos ansioso. O conhecimento profundo sobre o assunto e a prática frequente da apresentação geram segurança e fluidez.

Antes de iniciar a apresentação, respire profundamente, faça isso algumas vezes para acalmar seus nervos. Isso pode ajudar a controlar sua respiração e a regular seu batimento cardíaco.

Estimular o contato visual, focar na fala lenta. Erros acontecem, concentração no conteúdo e no objetivo principal. Esteja apto a superar e aprender com as falhas.

Seja autêntico, não tente imitar outros oradores. Fale de maneira natural para se sentir mais confiante.

A prática e a paciência são importantes para controlar a ansiedade em uma apresentação. Com o tempo e aprendizado e comum se sentir mais a vontade e confiante em frente ao público, ou durante uma entrevista.

………………………………

Lucas Costa é especialista em comunicação, facilitador de oratória e franqueado da Vox2You, que é a maior rede de escolas de oratória da América Latina.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes