Onde ir

Evento gratuito na UFMT discute o Transtorno do Espectro Autista

O encontro, que será realizado no dia 1º de junho, buscará promover interação dialógica da comunidade acadêmica e da sociedade

2 minutos de leitura
Evento gratuito na UFMT discute o Transtorno do Espectro Autista

O auditório da pós-graduação da FACC da UFMT, em Cuiabá, recebe, no dia 1º de junho, a Roda de Conversa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento é gratuito e terá início às 19 horas.

O TEA trata-se de transtorno de neurodesenvolvimento, uma condição complexa do ser humano, quando algumas funções neurológicas das áreas cerebrais deixaram de se desenvolver adequadamente desde a infância, mas também há adolescentes e adultos com TEA, que precisam de acolhimento.

O Brasil se ampara nos dados de pesquisas realizadas no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, na Geórgia, que demonstra a prevalência de diagnóstico em crianças de 8 anos com Transtorno de Espectro Autista.

O relatório apontou em 2004 que a cada 150 crianças 1 foi diagnosticada com TEA, e em 2023 a cada 36 crianças, 1 foi diagnosticada com TEA. Nota-se o salto crescente de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, porém, não há dados científicos que possa identificar se os profissionais de saúde estejam mais atentos a algumas evidências aos primeiros sinais da criança, ou se realmente há ocorrência de aumento dessa condição especial.

A organização da Roda de Conversa explica que um passo importante para melhorar o prognóstico dos autistas é o diagnóstico precoce, aproveitar a janela de oportunidade da idade e a neuroplasticidade cerebral das crianças, com tratamento e acompanhamento terapêutico, de modo que os pais percebam as diferenças de comportamento do seu filho, e procurem orientação e assistência médica.

A Roda de Conversa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será realizada no dia 1º de junho, buscará promover interação dialógica da comunidade acadêmica e da sociedade, em intercâmbio de informações relevantes com profissionais da saúde de elevada competência e convidados:

Oradores Palestrantes

  • Dra. Luana Frick, médica psiquiatra infantil;
  • Prof. dr. Rauni Jandé Roama Alves, psicólogo/UFMT;
  • Prof. Túlio Adriano Alves Gontijo, coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)/UFMT;
  • Widielly Kelly Silva de Jesus, psicóloga, e Brenda Monteiro Maia, terapeuta ocupacional, ambas da Clínica Raio de Sol;
  • Laudisséia de França Figueiredo, mestranda em Direito/UFMT;
  • M.a. Caroline Christine Garcia do Nascimento, psicóloga/Unimed;
  • Layanne Souza de Almeida, fonoaudióloga/Comunique.]

Realização: Departamento de Administração, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC/UFMT.

Coordenação: Prof.ª Dra. Cecília Arlene Moraes.

Informações: (65) 3615-8513 (secretaria FACC/UFMT)

Inscrições no site: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-sobre-transtorno-do-espectro-autista-tea/1982516

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
4
Inspirado

Principais Manchetes