Em Cuiabá, embalagens descartáveis viram créditos de celular e até desconto em livraria

Ao todo oito máquinas estão distribuídas por lugares de grande circulação na cidade. Saiba quais são eles!

Máquinas estão distribuídas por oito pontos da capital (Foto Luiz Alves)

Se depositadas em tradicionais pontos de coleta, as garrafas pet, copos descartáveis, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak aliviam a limpeza urbana, mas agora, há um jeito de fazer o que seria lixo virar créditos de celular, recarga no cartão transporte e até desconto em livraria.

Parte do programa Cidade Limpa, da Prefeitura de Cuiabá, o Cuiabá Recicla garante benefícios a quem faz o descarte consciente. No caso, cada um dos materiais citados equivale a pontos que mais tarde, podem ser trocados por benefícios.

Máquinas distribuídas pela cidade

Ao todo oito máquinas estão distribuídas por lugares de grande circulação na cidade. São eles: a Escola Municipal de Educação Básica Ranulpho Paes de Barros; Shopping Popular; Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC); Parque das Águas; Parque Tia Nair; Parque da Família; Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto) e Estação Alencastro.

Alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. Então, cada vez que o cidadão fizer esse descarte, esses pontos vão direto para sua conta cadastrada. É importante reforçar que a máquina só aceita embalagem com código de barras.

Como fazer o cadastro

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Retorna Machine (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, todas as vezes em quem ele depositar uma embalagem no compartimento, os pontos estabelecidos para cada uma delas serão direcionados para a conta ativada.

Cada maquina tem capacidade para receber cerca de 1.200 embalagens. Somado a isso, todas elas são equipadas com um sensor que envia um alerta quando o acondicionamento atinge 80% da capacidade. Todo material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da Prefeitura.

Além disso, o sistema permite optar pela transformação dos pontos em doações para entidades filantrópicas.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJoaquin Phoenix leva prêmio do sindicato de atores e fica mais próximo do Oscar
Próximo artigoDe “namoradinha” a “noiva”: depois de reunião, Regina Duarte e Bolsonaro renovam status

O LIVRE ADS