Educação

E se você não passar no Enem? Listamos 5 ações para seu 2024 não ser desperdiçado

Entrar na universidade nunca foi e nunca será a única forma de se preparar para o mercado de trabalho. Então, se o resultado do Enem não for o que você esperava, nós já temos um plano!

3 minutos de leitura
E se você não passar no Enem? Listamos 5 ações para seu 2024 não ser desperdiçado
(Foto: Divulgação)

Ainda falta pouco mais de um mês para a divulgação do resultado do Enem 2023 e abertura das inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mesmo assim, esse texto pretende ser um guia de ação para o ano que vem, caso seus planos acadêmicos não dêem certo. Afinal, dezembro é o mês oficial para se traçar metas, certo?

Como entrar na universidade, definitivamente, não é a única forma de iniciar a preparação para uma carreira profissional, listei aqui 5 medidas que você pode adotar ao longo de 2024, se for não aprovado. Além de continuar estudando, é claro!

1. Desenvolva habilidades práticas

Se você já tem em mente qual curso pretende fazer, o ano que vem é a hora certa de conhecer mais sobre essa área de atuação e já começar a desenvolver habilidades que possam ser consideradas essenciais. E cursar a faculdade não é a única maneira de fazer isso.

Procure cursos técnicos relacionados (não faltam opções online), participe de workshops da profissão que pretende exercer. Se você quer ou precisa trabalhar, avalie quais em empregos que não exigem formação superior podem te proporcionar uma experiência relevante para esse futuro profissional que você escolheu.

2. Inicie a construção do seu networking

Fazer cursos relacionados à área escolhida pode ser a maneira mais fácil de conhecer profissionais que já trabalham com o que você deseja. Mas, se essa não for uma opção, as redes sociais – em especial o LinkedIn – são um alternativa bastante viável.

Procure por profissionais já estabelecidos que estejam abertos a oferecer mentorias. Essas pessoas podem te fornecer uma visão muito mais realista do mercado de trabalho em que você quer entrar e te orientar sobre quais passos você precisa dar nesse caminho.

Se a conexão entre você for cultivada com carinho, nem preciso dizer que esse mesmo mentor pode abrir uma porta, quando você estiver na faculdade.

3. Pratique o voluntariado

Envolver-se com atividades voluntárias pode te ajudar, não apenas a desenvolver aquelas habilidades práticas citadas na primeira dica, como também contam como experiência profissional relevante para seu currículo. Recrutadores costumam dar pontos extras para candidatos que já fizeram trabalhos voluntários, mesmo que esse trabalho não tenha muita relação com a área profissional escolhida. A razão por traz disso é que essas experiências proporcionam o desenvolvimento de habilidades interpessoais, o tema do próximo item.

4. Desenvolva habilidades interpessoais

Saber resolver problemas, conseguir se comunicar com clareza, colaborar quando o trabalho é em equipe e até saber planejar estratégias de ação são habilidades que não dependem, necessariamente, de uma formação superior. Elas podem ser desenvolvidas com outras atividades e é interessante que você consiga descrever quais foram elas e o que você aprendeu.

5. Explore outras possibilidades

Mesmo que você já tenha certeza de qual curso superior pretende fazer, aproveite esse ano a mais estudando para, pelo menos, conhecer alternativas diferentes. Você pode pesquisar sobre áreas de atuação semelhante, mas não tem nada a perder se resolver explorar algo numa direção completamente diferente.

Conhecer outras profissões pode te render bagagem a ser usada na jornada que você traçou, inclusive. Já ouviu falar na busca por profissionais multi-talentos? Que tal começar sua exploração com isso?

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes