É possível comprar armas legais no Reino Unido?

Sim, você pode comprar armas no Reino Unido, muitas delas, inclusive, são em calibres considerados restritos ou até mesmo proibidos no Brasil.

Apenas entre o Palácio de Buckingham e o Hyde Park, separados por alguns quarteirões, é possível encontrar e visitar quatro lojas de armas em Londres. As lojas não são daquelas que você encontra nos EUA ou no Brasil. São verdadeiras boutiques luxuosas voltadas aos chamados Esportes de Campos, entre eles, óbvio, a caça e o tiro esportivo. Destas quatros, três são fabricantes centenárias inglesas – a William Evans Ltd, a Holland & Holland e a James Purdey & Sons – e a loja da italiana Beretta, que provavelmente é a mais antiga fabricante de armas ainda em atividade no mundo, tendo como registro mais antigo o documento de pagamento para Mastro Bartolomeo Beretta, em 1526, pela produção de 185 canos para Arcabuzes produzidos para o arsenal de Veneza.

Para poucos! Na cotação de hoje seriam mais de 1,3 milhão de reais!

A primeira loja visitada foi a William Evans, em sua Gun Room, dezenas de espingardas e fuzis apresentam-se imponentes e belos. Do Reino Unido, provavelmente essa é a fabricante com os preços mais “acessíveis”, iniciando pela casa das 3.000,00 Libras, ou algo próximo de 15.000,00 Reais. A recepção, mesmo sem qualquer identificação de quem eu era e o que eu estava fazendo ali, foi cordial e muito simpática. Muitas das armas, incluindo algumas cujo preços giram próximos dos 100.000 Reais, estavam ali disponíveis para manuseio. Nas outras lojas também era possível manusear as armas, mas era preciso pedir para que o atendente que as retirassem de suas vitrines.

E por falar em vitrines, em uma delas, entre outras acessórios de menos importância, dois objetos cilíndricos e pretos me chamaram atenção… Será? Estaria enganado? Não! Eram silenciadores para armas! Ou, mais precisamente falando, redutores de ruídos. Sim! Desde maio de 2014 é possível utilizar redutores de ruídos para armas de caça e tiro esportivo/recreativo. No Brasil, tais acessórios são vistos pelo Exército Brasileiro como coisa de assassinos profissionais ou de agentes secretos e podem te gerar alguns anos em nossas maravilhosas penitenciárias.

Algumas armas a venda na loja da Beretta. Reparem que quatro delas possuem “silenciadores”

Foi na loja da Beretta que encontrei as armas com preços mais acessíveis, alguns modelos de espingardas ficam com seus preços abaixo das 1.000,00 Libras o que, em tese, as tornam opção para qualquer Inglês. Mas há também armas, da mesma fabricante, de quase 100.000,00 Libras, convertendo-se para Reais na cotação de hoje, algo em torno da bagatela de 500.000,00 Reais! Caro? Nem tanto! Na indescritível Holland e Holland havia um fuzil para caça africana de 274.000,00 Libras, coisa de 1,3 milhão de Reais cuja munição calibre .600 Nitro Express custa 100,00 Libras a unidade.

Quais armas os cidadãos daquele reino podem comprar? Armas curtas são proibidas – exceção se você for, por exemplo, príncipe herdeiro. Armas longas podem ser espingardas em qualquer calibre, incluindo semiautomáticas desde que comportem apenas, no máximo, três munições e fuzis de ferrolho, de múltiplos canos em qualquer calibre até mesmo no calibre .50BMG – se você conseguir justificar… Falo disso mais abaixo – e, ainda, fuzis semiautomáticos em calibre .22LR.

O autor em frente à belíssima loja da Holland & Holland

Mas afinal, quem pode comprar essas armas? Bom, em tese qualquer um! Quando você acessa a página do governo e verifica os quesitos encontrará algo que parece bastante simples. Para conseguir uma licença de posse de armas (autorização que precede a compra) você deve procurar a polícia local, preencher um formulário, indicar uma ou duas pessoas que deem referências sobre você, justificar o motivo da compra da arma – legitima defesa não é aceita como justificativa – , recolher a taxa de 88 Libras e voilà! Simples, né? Não, não é simples!

A dificuldade está em dois pontos específicos, primeiramente que a maioria dos departamentos locais de polícia não contam com efetivo suficiente para fazer as checagens de antecedentes e conduta social com velocidade e, o principal, tudo é muito subjetivo e a autoridade policial pode negar o seu pedido com base em qualquer coisa ou em coisa nenhuma. Na prática, via de regra, tem acesso às armas quem tem dinheiro e influência. Ou você acha que se alguém colocar o dono do Pub que frequenta como referência terá o mesmo tratamento de quem tem como referência alguém da Família Real?

Sim, diferentemente do que nos levaram a crer, as armas ainda estão lá, a cultura do Tiro, da Caça, do Colecionismo ainda respira forte no reino. As armas ilegais, os seguranças armados extraoficiais, os policiais armados também e falarei disso tudo nos próximos artigos. Acompanhem!

 

Bene Barbosa é especialista em segurança, escritor, presidente do Movimento Viva Brasil, palestrante, autor do best-seller Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento, Instrutor de Armamento e Tiro do Curso Básico de Armamento e Tiro do Projeto Policial.

Redes sociais do colunista:

Twitter – Instagram – Facebook

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo, considerando que aborda muitas curiosidades sobre a cultura das armas no exterior.
    Mas um problema evidente no sistema inglês está no fato de que o melhor motivo para se ter uma arma em posse, e porte, é a legítima defesa, valendo-se da mesma premissa presente na realidade brasileira que é: a polícia não pode garantir a segurança do cidadão 24h por dia. Talvez no contexto de um país pequeno como a Inglaterra possamos considerar que há maiores possibilidades de uma vigilância ostensiva, ainda que por questões de extensão geográfica, mas é de pensar a respeito.

  2. Morei três anos em Copenhagen, na Dinamarca, dito País mais feliz do mundo à época. Os tiroteios são frequentes por lá, mas só saem na imprensa Dinamarquesa e em Dinamarquês. Lá para se comprar uma arma curta o cidadão precisa estar inscrito em um clube de tiro ha pelo menos três anos e participando de competições.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMarvel afirma que ainda vai demorar para os X-Men se juntarem ao MCU
Próximo artigoShazam! lidera nas bilheterias brasileiras em fim de semana de estreia

O LIVRE ADS