Diga “não”

Por Francisney Liberato

Você é o responsável pela sua vida, se for para dizer “não” para demandas que surgem, faça isso sem pesar a consciência e viva em paz.

Se você é um daqueles seres humanos que tem uma agenda superlotada, muitas tarefas a serem realizadas, é certo que tem dificuldades de dizer “não” para as demandas e pedidos de outros indivíduos.

Ou, você nem sempre tem uma agenda lotada, mas tudo o que as pessoas lhe pedem você aceita fazer. Não sabe dizer “não”. Com isso, você já tem a suas tarefas rotineiras, ainda assim, aceita novas demandas.

Se em um ser humano, sem nenhum problema emocional já se torna algo complicado, imagine para o indivíduo que tem ansiedade? A sua mente estará mais conectada e ligada, diante disso, estará proporcionando um agravamento na sua saúde mental.

Ao assumir tarefas e responsabilidades de outros, você se torna um “substituto”, tirando o problema da cabeça dele e inserindo na sua mente, ou seja, a prioridade de outra pessoa se torna a sua prioridade também.

Você não é de aço e, muito menos, um super-herói!

Contudo, se você está bem mentalmente e emocionalmente, não há problemas quanto a isso. Se há tempo disponível, não há problemas em ajudar o próximo. Faça isso com cautela e de forma racional.

Dizer “sim” para tudo, não é saudável, de igual modo como dizer “não” para tudo que acontece na sua vida. Seja sapiente e saiba gerenciar melhor a sua vida e os seus compromissos. Ex.: Você não precisa aceitar todos os convites para sair. É melhor seguir a sua programação diária e semanal.

Mantenha domínio e controle da sua vida! Às vezes, o não fazer nada, pode até soar como uma preguiça, mas quem sabe pode ser necessário para sua vida, a depender da circunstância que está vivendo e do desgaste mental. Não adianta sair com os amigos, apenas para satisfazer as vontades deles, se você está cansado fisicamente, por exemplo.

O diga “não” vale para todas as áreas da nossa vida, e em todos os seus aspectos: financeiro, trabalho, atividades físicas, relacionamentos, estudo, descanso etc.

Se tem dificuldades para dizer “não”, sugiro que faça ensaios em casa, quem sabe olhando para o espelho ou gravando a sua apresentação. Troque ideias com amigos maduros e de confiança.

Busque sempre pelo equilíbrio! Saiba dizer “sim” quando for necessário, e “não” com base no parâmetro estipulado por você. O importante é reduzir a sua ansiedade pelo excesso de compromissos e obrigações, e ter paz consigo mesmo.

Algumas situações comuns da vida de todos: Se recebeu convite para viajar, mas não pode, agradeça e diga “não” gentilmente. Se o amigo do trabalho não consegue realizar alguns cálculos, não entregue para ele as respostas, pelo contrário, ensine-o a pesquisar e oriente. Se não há recursos disponíveis comprar um produto, diga para si mesmo que está economizando. Se os familiares elegeram você para organizar a festa da família e você está sem tempo, diga “não”, sugira outro nome ou delegue.

Seja inteligente e não se sobrecarregue, diga “não’. Nem sempre as pessoas dizem “sim” para tudo que você pede, sendo assim, é normal dizer “não”, ainda mais se possui ansiedade.

Ter paz e tranquilidade para viver bem e feliz, sem dúvida alguma, é o que Deus espera de cada um de nós, portanto, diga “não”.

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLGPD e as responsabilidades dos empresários
Próximo artigoPrazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem termina hoje