Variedades

Dia da Meteorologia: afinal, previsão do tempo dá mesmo certo?

Professor explica os métodos utilizados para realizar previsões com base em dados e modelos matemáticos

2 minutos de leitura
Dia da Meteorologia: afinal, previsão do tempo dá mesmo certo?
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Dia Mundial da Meteorologia foi comemorado ontem, dia 23 de março. A data foi escolhida em homenagem à criação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), criada em 23 de março de 1950. A OMM é uma agência especializada das Nações Unidas dedicada à cooperação internacional no campo da meteorologia, climatologia, hidrologia e disciplinas relacionadas.

Mas, afinal, a previsão do tempo dá mesmo certo? De acordo com Alexandre Groth, professor de geografia da plataforma Professor Ferretto, a resposta é sim.

“A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos, incluindo o tempo e o clima. Os meteorologistas utilizam uma variedade de métodos e ferramentas para coletar dados, analisar padrões atmosféricos e fazer previsões”, resume o docente.

Groth listou alguns dos principais instrumentos utilizados na meteorologia:

Balões equipados com instrumentos de medição e estações terrestres meteorológicas

Tais instrumentos coletam e transmitem dados como temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, além de observações visuais sobre o céu e as condições climáticas. Já os radares são usados para monitorar a precipitação, identificar tempestades e medir a velocidade do vento em diferentes altitudes.

Medição via satélites

“Uma grande ajuda também são alguns satélites que orbitam a Terra e fornecem informações valiosas sobre nuvens, padrões climáticos, temperatura da superfície do mar, entre outros. Essas imagens de satélite ajudam na previsão do tempo e no monitoramento de eventos climáticos”, diz o professor.

Modelos matemáticos

Os meteorologistas também utilizam modelos matemáticos complexos para simular o comportamento da atmosfera. “Esses modelos levam em consideração dados observacionais para prever o tempo futuro”, comenta Groth.

Tecnologia ajuda a deixar previsão mais precisa

Além desses modelos, os avanços na tecnologia e poder de processamento de computadores permitiram melhorar significativamente as previsões, fazendo com que seja possível fazer simulações detalhadas com essas inovações.

Dados de estações, satélites e outros instrumentos de todo o mundo são integrados em sistemas globais de observação. Isso ajuda os profissionais a terem uma compreensão abrangente dos padrões climáticos.

“A combinação desses métodos permite aos meteorologistas monitorar as condições atmosféricas, entender padrões climáticos e realizar previsões com base em dados observacionais e modelos matemáticos. A precisão das previsões tem melhorado ao longo dos anos devido aos avanços tecnológicos e ao refinamento dos modelos meteorológicos”, finaliza o professor.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes