Política

Desembargador Orlando Perri homologa TAC e encerra intervenção na Saúde de Cuiabá

Desembargador acrescentou uma cláusula ao TAC do Tribunal de Contas para o caso de acordo não ser cumprido e deixou o Gabinete de Intervenção sob alerta

2 minutos de leitura
Desembargador Orlando Perri homologa TAC e encerra intervenção na Saúde de Cuiabá

O desembargador do Tribunal de Justiça Orlando Perri homologou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que devolve a administração do SUS (Sistema Único de Saúde) à Prefeitura de Cuiabá.  

O termo aprovado nessa segunda-feira (18) tem uma condição extra: a intervenção será reinstalada se medidas exigidas não estiverem sendo cumpridas.  

“Com a presente homologação, ficam suspensos os efeitos da Intervenção até o efetivo cumprimento das cláusulas avençadas, que será devidamente fiscalizado”, disse o desembargador. 

O TAC tem uma série de ações e prazos à qual a Secretaria de Saúde e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) deverão se adequar. Dentre elas, a apresentação de um plano, até o fim de janeiro, para continuar as melhorias no SUS iniciadas pelo gabinete de intervenção. 

Elas também vão ser monitoradas por uma equipe composta pelos atuais interventores, que deverão informar à Justiça e ao Tribunal e Contas do Estado (TCE) se o acordo está sendo seguido. 

A regra acrescentada pelo desembargador Perri deixa o gabinete de intervenção sob aviso para a reativação dos trabalhos. Essa cláusula será acionada se os órgãos fiscalizadores e a Justiça entenderem que a prefeitura não está cumprindo as condições estabelecidas. O critério extra não tem prazo para vencimento. 

Confira a decisão completa AQUI.

O que diz a prefeitura? 

Em nota publicada hoje (19), a prefeitura diz que uma equipe jurídica analisa as exigências do TAC. O prefeito Emanuel Pinheiro deve dar um parecer ao retornar de viagem à Brasília.  

Leia a nota na íntegra:

Com relação à homologação pelo desembargador Orlando Perri do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o governo do estado e o Ministério Público de Mato Grosso, a prefeitura de Cuiabá esclarece: 

– O prefeito Emanuel Pinheiro está em reunião com sua equipe jurídica para avaliar com a atenção devida os termos do TAC na Saúde Cuiabá e suas possíveis consequências para a população; 

– O prefeito viaja a Brasília nesta terça-feira (19) para uma agenda de última hora e, após retorno, vai prestar esclarecimentos à população sobre o assunto; 

– É preciso tempo para a equipe técnica da Prefeitura analisar os procedimentos e os efeitos administrativos do retorno da Saúde para o Município.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes