Deputados aprovam plano para exploração de ferrovias em MT

Governo poderá lançar projetos e autorizar concessões de trens. Exploração poderá ser para transporte de passageiros e carga

(Foto: Johannes Plenio/Pexels)

Deputados estaduais aprovam a regulamentação da exploração de serviços ferroviários em Mato Grosso pelo governo. A mensagem do Executivo, que pedia a liberação, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (23).  

Com isso, o Estado fica autorizado a explorar a instalação de ferrovias e a concessão de serviços via licitação pública, num plano integrado do Sistema Ferroviário de Mato Grosso (SFE-MT). 

Conforme a mensagem do governo, a modalidade poderá ser usada para transporte de carga e passageiros e ficará sob a responsabilidade da Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos Delegados (Ager). 

O plano estadual para ferrovias pode destravar empreendimentos cujos projetos estão parados no Ministério da Infraestrutura, como a Ferronorte, que tem plano de chegar a Cuiabá e seguir em direção a São Paulo. 

A construtora Rumo diz que tem investimento de R$ 7 bilhões previsto para Mato Grosso na expansão da malha ferroviária. A estimativa do grupo é que, até 2030, Mato Grosso passe a transportar 120 milhões de toneladas em mercadoria ao ano.  

Além da Ferronorte, existem projetos para a Ferrogrão, que sobe em direção ao Amapá, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ambas cortando Mato Grosso.  

A última atualização sobre o assunto foi divulgada no início do ano pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que afirmou que a execução dos projetos dependem da aprovação do Plano Nacional de Integração de Ferrovias. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJustiça afasta deputada federal acusada de mandar matar o marido
Próximo artigoRosa Neide vota no caso Daniel Silveira