Negócios

Deputados aprovam plano para exploração de ferrovias em MT

Governo poderá lançar projetos e autorizar concessões de trens. Exploração poderá ser para transporte de passageiros e carga

1 minuto de leitura
Deputados aprovam plano para exploração de ferrovias em MT
(Foto: Johannes Plenio/Pexels)

Deputados estaduais aprovam a regulamentação da exploração de serviços ferroviários em Mato Grosso pelo governo. A mensagem do Executivo, que pedia a liberação, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (23).  

Com isso, o Estado fica autorizado a explorar a instalação de ferrovias e a concessão de serviços via licitação pública, num plano integrado do Sistema Ferroviário de Mato Grosso (SFE-MT). 

Conforme a mensagem do governo, a modalidade poderá ser usada para transporte de carga e passageiros e ficará sob a responsabilidade da Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos Delegados (Ager). 

O plano estadual para ferrovias pode destravar empreendimentos cujos projetos estão parados no Ministério da Infraestrutura, como a Ferronorte, que tem plano de chegar a Cuiabá e seguir em direção a São Paulo. 

A construtora Rumo diz que tem investimento de R$ 7 bilhões previsto para Mato Grosso na expansão da malha ferroviária. A estimativa do grupo é que, até 2030, Mato Grosso passe a transportar 120 milhões de toneladas em mercadoria ao ano.  

Além da Ferronorte, existem projetos para a Ferrogrão, que sobe em direção ao Amapá, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ambas cortando Mato Grosso.  

A última atualização sobre o assunto foi divulgada no início do ano pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que afirmou que a execução dos projetos dependem da aprovação do Plano Nacional de Integração de Ferrovias. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes