Cidades

Delegado diz que PM atirou em “legítima defesa” após briga de trânsito

3 minutos de leitura
Delegado diz que PM atirou em “legítima defesa” após briga de trânsito
Foto: Felipe Dero

O delegado Ugo Reck, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), afirmou que o PM que atirou e matou um homem após um briga de trânsito teria agido em legítima defesa. O tiro resultou na morte Edmilson Martins de Lima, no último sábado (23), em Sinop (500 Km de Cuiabá).

Leia também: Homem é morto por PM após briga de trânsito em Sinop

“Até o momento, as informações e provas que foram coletadas levam a crer que o policial agiu em legitima defesa. Ele não teve muita opção, pelo que as testemunhas e as imagens do circuito de segurança mostram, a vítima foi quem procurou o PM por duas vezes, depois dela mesma ter causado uma colisão”, declarou o delegado, tratando o caso como uma “fatalidade”.

Segundo Ugo, outro ponto forte que configura que o policial tentou apenas se defender, foi a sua apresentação espontânea na delegacia.

“Antes mesmo da minha chegada aqui na delegacia, o policial já havia se apresentado, ele ainda ligou para o Corpo de Bombeiros para prestar socorro à vítima. Devido aos indícios, decidi não lavrar o auto de prisão em flagrante. Para mim já se delineou situação clara de legítima defesa”, pontuou Ugo.

O comandante do Batalhão da PM em Sinop, major Victor Prado, explicou que agora uma sindicância será apurada.

“Vamos ver a partir de agora as transcrições disciplinares e nós vamos tomar uma decisão em relação a administração militar. Além disso, nós temos que analisar as condições psíquicas e sociais, como o policial vai responder a essas ações a partir de agora. Esse é um fato atípico”, ressaltou.

Já o tenente-coronel da PM, Cleberson Rodrigues, lembrou que a arma que o policial portava no momento do ocorrido era de uso pessoal dele.

“Tem muita gente questionando sobre ele estar armado, mesmo não estando em serviço. Não seria correto se ele estivesse com uma arma da corporação, porém a arma é pessoal dele, registrada e legalizada”, relatou Cleberson.

O PM envolvido no crime já tem aproximadamente 10 anos de trabalho. Já trabalhou nas cidades de Cláudia e Nova Ubiratã. No momento ele está de férias.

Já a vítima era natural de São Paulo, mas residia em Maringá (PR). Ele foi identificado como Edmilson Martins de Lima e era empresário. Segundo informações, ele estaria em Sinop a trabalho.

Relembre o caso

O fato aconteceu por volta das 23h do último sábado (23), após uma discussão. Segundo o delegado Ugo Reck, as câmeras de segurança mostram que a vítima teria ocasionado um incidente no trânsito.

“Tudo começou por conta de uma discussão de trânsito ocasionada pela própria vítima, depois que a mesma deu uma leve batida no carro do acusado no momento em que foi estacionar. Após isso, a vítima desceu do seu veículo e caminhou até o outro automóvel, o PM por sua vez tentou dialogar, mas sem resultado”, explicou Reck.

Ainda de acordo com Ugo, as imagens deixam claro que Edmilson tentou por várias vezes tomar a arma do policial.

“Ele aplicou o que nós aprendemos em treinamento, que é proteger a nossa arma a todo custo. As imagens e as testemunhas mostram que o militar se manteve calmo durante o tempo todo e só sacou a arma depois que os dois caíram no chão, nesse momento aconteceu o disparo”, concluiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes