14 de abril de 2026 07:25
CidadesComportamentoSeleção dos Editores

Cyberbullying: agressão online agora é crime com pena de 2 a 4 anos

Foto de Laura Nabuco
Laura Nabuco

O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que visa proteger crianças e adolescentes contra a violência na internet. O texto, divulgado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (15), transforma em crime a prática de “intimidação sistemática virtual”, conhecida popularmente como cyberbullying.

A nova lei estabelece penas de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa.

O que é cyberbullying?

Podem ser classificados como cyberbullying comportamentos agressivos e prejudiciais praticados online. Geralmente, eles têm o objetivo de intimidar, humilhar ou causar danos emocionais a uma pessoa.

Isso pode incluir o compartilhamento de mensagens, disseminação de boatos, criação de perfis falsos para difamação e até a manipulação de imagens ou vídeos para constranger a vítima.

Exemplos:

  • a criação de memes depreciativos,
  • insultos repetidos em redes sociais,
  • exposição não consensual de informações pessoais

Qual a opinião de especialistas?

Em entrevistas ao site Mobile Time, Patricia Peck, sócia-fundadora do escritório Peck Advogados, explicou bullying e cyberbullying são termos presente na legislação brasileira desde 2015, mas até então não eram abordados como crimes.

Já Rafael Pellon, advogado especializado em direito digital, avaliou a lei como importante por impor punições mais severas para o cyberbullying, em comparação com a intimidação no mundo real.

Quem pode ser punido?

Pellon destaca ainda o fato de a nova lei ampliar a responsabilidade penal para administradores e líderes de grupos nas redes sociais ou aplicativos. Ou seja, não apenas o autor da intimidação pode ser punido, mas também o administrador que permitiu que esse tipo de ato ocorresse.

Além do cyberbullying, a lei classifica como crime atos como induzimento, instigação ou auxílio a suicídio e automutilação transmitidos pela internet ou redes sociais. Neste caso, as práticas serão abordadas como crimes hediondos, tendo punição semelhante à pedofilia, por exemplo.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

inquéritos
Crônicas Policiais

PJC mira clínica por maus-tratos e uso de remédios vencidos em Lucas do Rio Verde

Investigação aponta exercício ilegal da profissão e risco à saúde coletiva; medicamentos expirados foram apreendidos durante buscas e Justiça autorizou quebra de sigilo de dados
Economia

Petrobras confirma investimento de US$ 1 bilhão para retomar obras da UFN-III em Três Lagoas

Unidade paralisada desde 2015 deve entrar em operação comercial em 2029; foco da produção será o suprimento de fertilizantes para Mato Grosso e outros grandes polos agrícolas
Geral

De cara nova: O Livre estreia novo layout pensando no leitor!

Plataforma foi redesenhada para melhorar a experiência de todos vocês!
Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos

Ibovespa supera 198 mil pontos após declarações de Trump