Cuiabá vai remanejar vacinas para garantir segunda dose a profissionais da saúde

Secretaria de Saúde utilizará remessa retida na semana passada para vacinar parte das 3.030 pessoas cujo prazo para segunda dose já está vencido

(Foto: Reprodução/Christiano Antonucci/Secom-MT)

A Prefeitura de Cuiabá decidiu remanejar vacinas para conseguir aplicar a segunda dose da CoronaVac em 3.030 profissionais da saúde, cujo prazo de espera encerrou no fim de semana. Com a medida, a campanha de imunização de idosos com até 80 anos avançará somente na quinta-feira (4). 

O plano vem sendo executado na regressão, priorizando as pessoas consideradas de alto risco ao contágio. Primeiro, foram os profissionais da saúde; em seguida os idosos com até 90 anos de idade, depois a faixa etária baixou para 85 anos e agora chegaria aos 80 anos.

A falta de novas doses foi o que motivou o remanejamento. A Secretaria de Saúde do município utilizará uma remessa 2.060 doses da semana.

O entendimento da Prefeitura de Cuiabá é que o pessoal que está à espera da segunda dose precisa ter a imunização complementar garantida. 

Se Deus quiser, vai chegar um novo lote em breve e o que nós combinamos é que nós vamos ajustando”, disse a secretária Ozenira Félix.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A estratégia foi definida por ela e pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em reunião realizada no fim da tarde desta segunda-feira (1º). A remessa das doses para os Estados é responsabilidade do governo federal.

Cuiabá recebeu na semana passada 6.410 doses de vacina, sendo 4.350 da AstraZeneca e 2.060 da CoronaVac.

Questionada sobre a justificativa da Secretaria de Estado de Saúde para falha na distribuição, a Secretaria de Saúde Cuiabá preferiu não responder.

Prazo menor 

A campanha de vacinação contra a covid-19 será retomada em Cuiabá com algumas alterações em dia e hora de atendimento. O polo de atendimento continua no Centro de Eventos do Pantanal, que ficará aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h. A data de ida será definida em agendamento online obrigatório. 

A imunização de idosos com até 80 anos começa na quinta-feira (4). Na primeira fase de vacinação dos idosos acima de 85 anos, cerca de 2.460 foram até o polo central e receberam a imunização da Coronavac. Outros 300 acamados receberam a vacina em casa

A definição foi apresentada durante reunião do comitê organizador da campanha de imunização, na tarde da última sexta-feira (26). Hoje e amanhã (3) serão atendimentos os profissionais de saúde para aplicação da segunda dose disponível. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem é agredido até morrer e família recebe mensagem dizendo possível motivo
Próximo artigoTJ mantém ação de improbidade contra e ex-prefeito de Araguainha