Negócios

CPI investiga manipulação de preços e monopólio na indústria de laticínio em MT

CPI da Assembleia Legislativa que investiga indícios de cartel no mercado local aponta que situação é obscurecida por falta de dados

1 minuto de leitura
CPI investiga manipulação de preços e monopólio na indústria de laticínio em MT
Foto: Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa que investiga indícios de formação de cartel no comércio do leite em Mato Grosso recebeu denúncias de que duas indústrias “manipulam” os preços para retirar pequenos produtores do mercado. 

Conforme membros da comissão, as duas empresas, instaladas na região oeste do Estado, pagariam R$ 0,50 acima da média por litro do leite cru para atrair os criadores de gado. 

A estratégia seria concentrar a atividade de compra e venda nas mãos das denunciadas e, consequentemente, gerar monopólio no mercado regional. 

Os casos são semelhantes às denúncias que os deputados estaduais receberam e que levaram à instalação da CPI, em março deste ano. Os integrantes se reuniram na quarta-feira (26) para avaliar as denúncias. 

Top 10 de produção de leite

Mato Grosso está dentre os 10 Estados com maior volume na produção de leite no país. Porém, não haveria regras para garantir a livre concorrência do mercado. A situação foi ilustrada pela pesquisadora Natália Grigol, membro do Centro Paulista de Estudos em Agronegócio (CPEA), mantido pela Universidade de São Paulo (USP).   

Ela diz que as empresas de Mato Grosso não integram a equipe de estudos que avalia a precificação do mercado de laticínios há nove anos. E os dados disponíveis hoje no Estado não seriam confiáveis. 

“A adesão é voluntária e não temos até o momento a parceria mato-grossense”, afirmou. 

Nove Estados participam do estudo hoje – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes